22/03/10

Memorial Bruno Neves (2010)

A 16 de Maio, a Bikeservice com o apoio da Câmara Municipal, organiza o Memorial Bruno Neves, que consiste num passeio em bicicleta entre a Póvoa de Varzim e Senhora da Graça.

Este é exactamente o mesmo percurso que cerca de 300 ciclistas amadores, percorreram na manhã de 11 de Maio de 2008. Nesse mesmo dia, Bruno Neves faleceu enquanto disputava o Grande Prémio de Amarante. O talentoso ciclista era, na altura, líder da Taça de Portugal e ciclista seleccionado para os Jogos Olímpicos.

O percurso de 115 quilómetros tem início às 9h30 junto da Praça de Touros. As inscrições estão abertas no sítio da Internet www.bikeservice.pt até 16 de Maio e têm o valor de 20,00 euros, cobrindo o seguro, o lanche, abastecimento e ainda o jersey oficial do evento.

É pois então um passeio aberto à população em geral, excepto para menores de 18 anos, mas que pede já algum tipo de preparação para enfrentar a dureza de quatro horas de percurso. E talvez por isso, seja mesmo a melhor forma de homenagear Bruno Neves, cujo talento e sucesso deixavam adivinhar uma grande carreira no ciclismo nacional.

Percurso:
Póvoa de Varzim – Famalicão – Guimarães – Fafe – Alto da Lameira – Gandarela – Mondim de Basto – Senhora da Graça.


Contactos:
José Alberto Silva
968 933 777
Manuel Ramos
912 553 346
geral@bikeservice.pt
www.bikeservice.pt

Bike Point
Rua Gomes de Amorim, nº 1956 Aver-o-Mar
4490-091 Póvoa de Varzim;

17/03/10

Clássica da Primavera



"Aires Pereira, vereador do Pelouro do Desporto e vice-presidente da Câmara Municipal, reafirmou o que tem sido a linha condutora do município, investir em eventos que tragam pessoas para a cidade. “Esta altura do ano é muito importante para nós, pois estamos em época baixa, e todas as competições que têm acontecido na Póvoa são uma mais-valia para a economia local”, sublinhou o autarca.

A organização, a cargo do Centro Desportivo e Cultural de Navais e da Câmara Municipal, teve, nesta edição, outra preocupação: afastar o trajecto da cidade, de maneira a salvaguardar a circulação rodoviária. A este respeito, Aires Pereira preveniu e pediu a compreensão da população na altura da partida e da chegada (ambas vão acontecer junto à Esplanada do carvalhido), pois será somente nesta ocasião que o trânsito estará condicionado. Para o autarca, ambas as iniciativas divulgam o ciclismo e chamam a atenção de todos para a utilização da bicicleta como meio de transporte.

José Alberto Silva, do Centro Desportivo e Cultural de Navais, lembrou que a associação, aquando da sua formação há 29 anos, tinha esta modalidade como uma das suas principais actividades. Agora que o Centro volta a contar com uma equipa de ciclismo, o desejo de voltar a ter campeões no grupo também cresce. Para isso, muito irão contribuir estes dois eventos. Na opinião de José Alberto Silva, tanto Ciclismo para todos como a Clássica da Primavera vão chamar muitos jovens para a prática deste desporto.

A mostrar o apoio de Navais para com estas duas iniciativas estava José Salgado Ribeiro, presidente da Junta de Freguesia, que afirmou que “a Junta estará sempre disposta a trabalhar com esta organização tão empenhada”.

Manuel Zeferino, também do Centro Desportivo e Cultural de Navais, explicou alguns pormenores dos dois eventos. Ciclismo para Todos vai acontecer no dia 20 de Março, com partida às 15h00, e destina-se, tal como o nome indica, a toda a população, de todas as idades. A prova irá permitir que os inscritos percorram metade do trajecto da Clássica da Primavera, cerca de 75 quilómetros. Nesta prova será permitido o recurso a dois tipos de bicicleta, montanha e estrada.

No dia 21 de Março estará na estrada a 16ª edição da Clássica da Primavera. A competição reúne, anualmente, os melhores ciclistas do país, sendo uma das mais antigas e duras provas do calendário ciclístico português, totalizando 150 quilómetros, obrigando a seis subidas ao Monte de São Félix e, ainda, percorrendo várias freguesias da Póvoa de Varzim. Todas as equipas profissionais de ciclismo vão competir, o que também inclui os poveiros João Cabreira, Bruno Lima e Mário Costa. A partida será dada às 11h00 junto à Esplanada do Carvalhido."
Fonte:
http://www.cm-pvarzim.pt/groups/staff/conteudo/noticias/fim-de-semana-dedicado-as-duas-rodas-na-povoa

III Volta à Maia 2010


09/03/10

The end...

Como tudo na vida há um princípio e um fim e foi o que aconteceu a este blog, ou seja, neste blog vai-se deixar de escrever sobre Ciclismo.

Em sua substituição está já em construção um Sítio na Internet cujo o domínio será http://www.DOISW.com/.

As actividades da DOISW serão multifacetadas, o que obviamente levará a uma sobrecarga ocupacional de tempo deixando pois quase nenhum tempo para ir podendo manter este blog activo e com algum interesse – apesar da subjectividade.

A todos os que foram acompanhando ao longo destes anos este blog convido pois a passarem em http://www.DOISW.com/.

Nova imagem da DOISW:


OBS.:

Como a “construção” do sítio na Internet da DOISW está ainda algo atrasada sendo que se prevê a sua conclusão para meados de Abril. Até lá este blog, na vertente Ciclismo, servirá para divulgar eventos onde a DOISW esteja presente como será o caso, entre outros do Campeonato Interfreguesias de BTT da Maia, Taça de Portugal Master, Clássica da Primavera, III Volta à Maia.

08/03/10

Calendário 2010 - anulação de provas e não só...

O presente texto estava já elaborado e guardado há algum tempo, contudo e para não me acusarem de só saber criticar e de ser mais “um velho do Restelo”…

Apesar de não ser necessário, vou contudo servir-me como mote de um texto publicado em 24-02-2010 no Veloluso (ANO V - Etapa 37), assim como também de alguns comentários colocados no fórum “Cyclolusitano”

Mas o verdadeiro mote é mesmo o “Calendário de Ciclismo de Estrada – época 2010) e que está disponível no sitio da Internet da U.V.P./F.P.C. (peguemos por exemplo na actualização de 03/03/2010.

Para simplificar a leitura do texto vou chamar de Profissionais ás Equipas Continentais e de Sub 23 as Equipas de Clube, aliás, é assim que são conhecidas na gíria.

Temos neste momento já catorze dias de corrida anulados para as categorias de profissionais e sub-23 (bem, na Volta ao Alentejo os sub 23 não podiam participar).

O Calendário de Corridas é aprovado na Assembleia-geral da U.V.P./F.C.P. realizada normalmente em final de Outubro início de Novembro mas que foi já alvo prévio de algumas “negociações” sendo que na prática em Setembro “as gentes” do meio já conhecem o pré-calendário.

Ora, mesmo estando compulsivamente "afastado do meio” desde Julho 2009, era por demais evidente que algumas das provas iriam ser desmarcadas pelos organizadores e apesar de eu não acreditar esperemos muito sinceramente que se fique por aqui as desmarcações de corridas e não surjam mais.

Apesar de saber as respostas eu pergunto:
- Como se define um organizador de corridas?
- O que é necessário para se poder ser organizador de corridas?
- Porque permitir a inclusão dessas provas no Calendário Nacional?
- Que garantias são exigidas pela U.V.P./F.P.C. a um organizador quem pretenda incluir provas no Calendário Nacional?
- Na pratica, sim na pratica, que penalizações tem um organizador que desmarque uma prova?

Mas não são só estes catorze dias que estão falta, não não são…, há mais alguns que as pessoas com responsabilidades se parecem querer esquecer…
…qual o caderno de encargos que a PAD assumiu com a U.V.P./F.P.C. para poder organizar a Volta a Portugal em Bicicleta?

Enganem-se pois não vou dizer que no tempo do JN é que era bom, isto, aquilo e aqueloutro, não não vou, até porque eu não sou uma “Amélia”* e mantenho a minha opinião custe o que custar, contudo e em relação à PAD eu estou à vontade pois em meados de 2007 quando foi anunciado a prorrogação do contrato de concessão da organização da Volta a Portugal em Bicicleta até 2013 nessa altura em levantei publicamente algumas questões…

Quer se goste ou não e independentemente da forte implementação que o BTT está a ter, “os motores” do Ciclismo em Portugal continuam a ser os Profissionais e as corridas dos profissionais de onde obviamente se destaca a Volta a Portugal.
Aproveito para voltar a perguntar:
- Ora se as equipas em termos quantitativos estão descendência (este ano ainda temos cinco) e as provas não estão a acontecer, pergunto, qual o futuro da modalidade que todos amamos?
- Qual a compensação que as equipas e respectivos patrocinadores vão ter por parte da U.V.P./F.P.C. vão ter põe terem os seus objectivos parcialmente defraudados?


Mas não está só em causa a desmarcação de provas, está sim também m causa a forma como vão para a estrada algumas delas, mas sobre isso só me poderei pronunciar depois de elas acontecerem, contudo deixo uma dupla questão:
- O caderno de encargos financeiro e logístico a que um organizador está obrigado é integralmente cumprido?

Se não são cumpridos, então porque não se coaduna os Regulamentos coma realidade?
OK, é uma questão de imagem, temos as “leis” criadas, contudo não se cumprem.

Cortem onde tiverem a cotar, mas por favor, não cortem na segurança da caravana pois estamos a falar de vidas humanas…, e o Ciclismo de uma vez por todas tem que deixar de ser uma “Roleta Russa”. Bem, sobre este tema são vários os meus textos existentes neste blog.




* A minha definição de “Amélia”:
“Os Homens definem-se pelos seus actos e convicções, os Covardes são os primeiros a abandonar o navio e depois há as "Amélias", sim as "Amélias" que não sabem o que querem da vida e vão atrás dos outros sem saberem lá muito bem porquê…mas vão (quanto mais não seja para parecer bem).”