22/03/15

33ª Volta ao Alentejo (2015)

A convite da Podium e após quase seis anos de afastamento, estou de regresso às principais provas de Ciclismo realizadas em Portugal e será na Alentejana (33ª Volta ao Alentejo) a primeira dessas provas. A função que me foi confiada pela Podium foi a de Moto-informaçao onde entre outras provas em que já desempenhei esta mesma função posso destacar a Volta ao Algarve, Prémio Abimota, Volta a Trás-os-montes, Volta ao Minho, Troféu RTP entre tantas outras.

Bem, não posso dizer que estive completamente afastado pois todos os anos fiz sempre um ou outra prova mas noutras funções.


Sobre a prova:

De 25 a 29 de março, a 33ª Volta ao Alentejo em Bicicleta Liberty Seguros vai regressar às estradas e ao coração dos alentejanos. São cinco etapas numa organização conjunta entre Podium e CIMAC - Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central. Do norte alentejano à Cidade Europeia do Vinho 2015 somam-se mais de 800 quilómetros de corrida. Com 23 equipas pré inscritas, este será o maior pelotão que alguma vez já discutiu o triunfo na “Alentejana”. Entre os cerca de 180 homens que vão iniciar a competição nenhum consta na lista de vencedores, facto que vai prolongar o insólito e curioso caso desportivo que a Volta ao Alentejo representa no mundo das provas por etapas. Em 33 edições a prova vai conhecer, este ano, o trigésimo terceiro vencedor.


Joaquim Gomes, director técnico da prova, mostra-se satisfeito por, uma vez mais, levar a caravana a grande parte da região. “Conseguimos, fruto da forte identidade regional, criar uma mancha competitiva do alto ao baixo Alentejo. Toda a região está incluída no percurso.” Para o responsável pela organização, as planícies alentejanas não são impeditivo para “agitar” o pelotão. “O Alentejo tem características muito particulares. Nesta prova não conseguimos ter a Alta Montanha, característica de uma Volta a Portugal, mas não deixa de ser uma prova, em termos competitivos, muito mexida. Quando se pensa que a Volta ao Alentejo está destinada a sprinters há sempre surpresas, nomeadamente nas fugas.” Joaquim Gomes reforça ainda que as particularidades da “Alentejana” deste ano, “Vamos ter o maior pelotão de sempre, cerca de 180 corredores de 23 equipas! Espera-nos uma prova, em termos competitivos, muito mexida e em Reguengos de Monsaraz iremos conhecer o novo vencedor da Volta ao Alentejo, mantendo a tradição não teremos um repetente no pódio final.”

A 33ª Volta ao Alentejo em Bicicleta Liberty Seguros reúne um vasto pelotão que luta pela Camisola Amarela Liberty Seguros, a maior distinção de todas, a Camisola Castanha Delta Cafés que brindará o melhor trepador de todos, o chamado Rei da Montanha, a Camisola Verde Crédito Agrícola para o líder por pontos, e a Camisola Branca RTP símbolo que o mais jovem de todos envergará.

As etapas:
Sobre a 1ª etapa,

Ao meio dia de quarta-feira, dia 25, acontece em Portalegre a partida inaugural da edição 2015 da “Alentejana”. Uma hora e meia antes vão começar a chegar à Avenida da Liberdade, as 23 equipas que este ano vão formar o pelotão da prova, o maior de sempre. No primeiro dia cerca de 180 homens, que vão pedalar 143,7 quilómetros até terminarem em Castelo de Vide. Esta primeira etapa, uma das mais curtas, poderá ser uma das mais duras com a travessia da Serra de São Mamede onde haverá dois Prémios de Montanha no último terço da tirada: a subida de 2ª categoria em pleno Parque Natural e uma contagem de 3ª categoria na Sra. da Penha. As Metas Volantes estarão instaladas no Crato (km 16,6), Alter do Chão (km 29,9) e Monforte (km 57,2). A chegada está prevista para as 15h45 no empedrado da Rua Bartolomeu Álvares da Santa, próximo da Câmara Municipal de Castelo de Vide.


Sobre a 2ª etapa,

Conhecida a primeira Camisola Amarela Liberty Seguros, a pitoresca e medieval vila de Castelo de Vide será novamente cenário da Volta ao Alentejo mas, desta vez, na partida da segunda etapa. A caravana concentra-se a partir das 10h45 na Praça D. Pedro V. O tiro de partida vai ouvir-se pouco depois do meio-dia (12h05) e pela frente os corredores terão 152,5 quilómetros com Metas Volantes em Nisa (km 25,5), Ponte de Sôr (km 77,3) e Avis (km 106,1). O fim da etapa, por volta das 16 horas, vai acontecer no Terreiro da Misericórdia, em Mora, município da bacia hidrográfica do Tejo.


Sobre a 3ª etapa,

Para o terceiro dia, a começar em Portel, está reservado o maior trajeto da 33ª Volta ao Alentejo Liberty Seguros. A partir das 10 horas a concentração da caravana vai, com certeza, movimentar o centro da vila até às 11h20 quando se iniciarem os 189,6 quilómetros da terceira etapa que novamente não terão dificuldades de montanha. A tirada irá terminar na vila raiana de Mértola e será animada com as Metas Volantes de Viana do Alentejo (km 26,8), Vidigueira (km 56,9) e Aljustrel (km 116,5). Cerca das 16 horas, a vila banhada pelo Guadiana, irá assistir à chegada das bicicletas na Avenida dos Bombeiros.


Sobre a 4ª etapa,

Com a entrada no fim de semana e depois de ter subido serras e cruzado a planície, a 33ª Volta ao Alentejo Liberty Seguros vai chegar ao litoral alentejano. O dia de sábado, 28 de março, começa numa das mais antigas povoações de Portugal, Aljustrel onde, às 11 horas, se vai concentrar a caravana. A partida para os 143,7 quilómetros da quarta etapa será dada na Avenida 1º de Maio, às 12h15. Neste dia a “Alentejana” vai ter Metas Volantes na passagem pelo Cercal (km 55,5), Santiago do Cacém (km 84,2) e Grândola (km 111,5). Será na Serra de Grândola que se vai discutir o terceiro e último Prémio de Montanha desta Volta quando ao quilómetro 120,7 os corredores treparem uma subida de 3ª categoria. Faltarão, nesse momento, pouco mais de duas dezenas de quilómetros para a chegada a Vila Nova de Santo André prevista para pouco antes das 16 horas. A meta final nesta cidade do município de Santiago do Cacém será instalada na Avenida de Sines.


Sobre a 5ª etapa,

O derradeiro dia de competição, domingo, 29 de março, começa, tal como em 2014, muito perto do rio Sado, em Alcácer do Sal. Às 10 horas a caravana começa por concentrar-se junto ao tribunal ainda que os corredores comecem a pedalar apenas às 11h20. As Metas Volantes de Montemor-o-Novo (km 44,4), Arraiolos (km 66,4) e Vila Viçosa (127,4) são pontos de interesse num traçado com 175,1 quilómetros que vão terminar em Reguengos de Monsaraz, Cidade Europeia do Vinho 2015. A meta, instalada na Praça da Liberdade, será abordada cerca das 15h50, e então nesse momento, após os 804,6 quilómetros totais de competição, será conhecida a identidade do melhor corredor da 33ª Volta ao Alentejo Liberty Seguros.

Sobre as equipas.

A “Alentejana”, como é intitulada e acarinhada pelas suas gentes, conta com 23 formações pré inscritas. Este será o maior pelotão que alguma vez já discutiu o triunfo na “Alentejana”. No entanto, entre os cerca de 180 homens que vão iniciar a competição nenhum consta na lista de vencedores, facto que vai prolongar o insólito e curioso caso desportivo que a Volta ao Alentejo representa no mundo das provas por etapas. Em 33 edições a prova vai conhecer, este ano, o trigésimo terceiro vencedor.

Além dos seis conjuntos nacionais do escalão Elite e de outros seis do pelotão das chamadas equipas de clube vão participar mais onze formações: duas de Espanha e duas da Noruega, uma da Polónia, Rússia, Holanda, dos Estados Unidos da América chegam três equipas e uma do Equador.
W52-Quinta da Lixa (Continental–POR)
Rádio Popular–Boavista (Continental–POR)
LA Alumínios-Antarte (Continental–POR)
Efapel (Continental–POR)
Team Tavira (Continental–POR)
Louletano–Ray Just Energy (Continental–POR)
Moreira Congelados–Feira–KTM (Clube–POR)
Anicolor (Clube–POR)
Clube Ciclismo José Maria Nicolau (Clube–POR)
Maia–Ribeiro Bike Shop (Clube–POR)
Liberty Seguros–Carglass (Clube–POR)
Sicasal-Constantinos–Udo (Clube–POR)
Usa Cycling (Seleção–USA)
Optum P/B Kelly Benefit Strategies (Continental–USA)
Axeon Cycling Team (Continental–USA)
Team Coop–Oster Hus (Continental–NOR)
Activejet Team (Continental–POL)
Team Fix-it.No (Continental–NOR)
Euskadi–Edp (Clube – ESP)
Murias – Taldea (Continental–ESP)
Lokosphinx (Continental–RUS)

Para concluir:

Toda a informação pode ser consultada no sítio na Internet oficial da prova (33ª Volta ao Alentejo).

Principal fonte deste texto (aqui).

20/03/15

Leitura - Retomar um hábito que com o tempo o perdi.

Para o que me havia de dar...

...há quase 30 anos que perdi o hábito da leitura (se é que alguma vez o tive verdadeiramente) e, após seguir alguns dos textos no Facebook (XX) e no blogue (XX) da Ana Amorim Dias fiquei com alguma curiosidade. Daí a ler o seu último livro (Quatro) foi um instante e que, enquanto não terminei a sua leitura, não descansei.


Estou a ler um outro livro seu que é de tal maneira cativante que até nos curtos trajectos diários no autocarro (nunca mais do que 5/10 minutos) dou por mim a ler.


O Olho Ubíquo (meu ultimo livro da Ana) já o tenho há alguns dias e tinha-o reservado para ler na próxima semana no Alentejo (onde vou passar alguns dias). Por curiosidade cometi o erro no fim de semana passado de ler o prefácio e não mais o parei de ler.

Ana Amorim Dias obrigado por ter despertado em mim novamente a leitura e aproveito para agradecer também às manas Dias (Susana e Paulina) que se não fossem elas não teria tido acesso aos seus textos e consequentemente à sua obra literária.

Alguns textos de ana-amorim-dias

As manas Dias sempre alegres e bem dispostas...

06/03/15

Nostalgia musical

Esta é uma daquelas músicas que irei ouvir toda a vida, pesa embora o "reumático" já comece a se fazer sentir e não me possa pôr aos saltos como na altura dela (nos já longínquos início dos anos 80) bem, o Andy MaCLuskey também já não tem o mesmo desempenho de outros tempos.

03/03/15

Pequena piada, mas... quem sabe se não dará resultado?


Técnicas infalíveis para aumentar o prazer feminino.

Mãos molhadas:
Senta a tua parceira numa cadeira da cozinha. Certifica-te de que ela tem uma visão privilegiada de tudo o que vais fazer. Enche uma pia com água e adiciona uns pingos de detergente. Segura numa esponja macia, mergulha as tuas mãos na água e pega num prato. De seguida esfrega toda a superfície do prato em movimentos circulares. De seguida enxagua o prato e coloca-o a secar. Repete todo o processo com toda a louça do jantar até a tua parceira estar a gemer de satisfação. Podes também usar uma técnica mais actual que envolve um processo semelhante, mas recorrendo a uma máquina de lavar louça.

Vibrando pela sala:
Esta técnica é um pouco mais difícil do que a primeira, mas com prática vais tornar-te um especialista e a tua parceira vai ficar louca cada vez que a usares. Pega num aspirador, gentilmente mostrando que estás no controle, liga-o a uma tomada, aperta os botões na ordem correcta. Neste ponto o aspirador e a tua parceira estarão prontos para o que virá a seguir. Lentamente vai-te movendo para a frente e para trás, por toda a sala. Vai mudando depois de local, gradualmente. Repete o processo até atingires os resultados esperados.
Camisa molhada:
Este jogo é bastante simples. Baseia-se em mente rápida e reflexos certeiros. Se conseguires acertar nisto, vais conseguir até que a tua parceira fale com todas as suas amigas sobre a tua performance. Precisas apenas de duas pilhas, uma de roupa branca, outra de roupa colorida. Enche a máquina de lavar com uma das pilhas, peça a peça e com muita sensualidade. Vai depois derramando suavemente o sabão em pó para dentro da máquina (usa a quantidade exacta que o fabricante recomenda para deixares a tua parceira no ponto). Fecha a tampa e liga a máquina. Depois disto repete o processo para a outra pilha. No final das duas pilhas, a tua parceira deve estar já em êxtase, agora para “cereja em cima do bolo” basta pegares em cada peça molhada e estende-la para que seque.

O que sobe desce:
Esta técnica é a mais simples de todas. Mas não traz menos satisfação à tua parceira por ser mais simples. Ela não te vai resistir de cada vez que usares esta técnica. Ao ir ao WC, levanta o tampo da sanita. Ao terminar, baixa-o de novo. Faz isso todas as vezes. Ela vai precisar de atendimento médico de tanto prazer.

A Berdadeira loucura total:
Utiliza esta técnica com moderação, porque caso contrário podes levar a tua companheira a um ponto de satisfação tal que ela pode não voltar nunca mais ao normal. Começa por fazer isto apenas uma vez por semana, é o mais seguro. Mas antes, experimenta sozinho e quando achares que estás pronto, tenta com ela a uma sexta à noite. Funciona muito bem quando ela chega do trabalho. Aprende a fazer uma refeição completa, quando ela chegar a casa, tem preparado um banho aromático com água morna. Enquanto ela lá está, termina os preparativos do jantar e serve-o quando ela vier bem relaxada do seu banho. Mais uma vez, moderação nesta técnica, ela pode atingir um ponto que não terá mais volta.

Fonte do texto:
clique aqui