29/07/15

77ª Volta a Portugal Liberty Seguros (2015).


A minha última Volta foi a de 2008 e após sete anos estou a “regressar” à “Grandíssima”.

Para poder estar devidamente rodado foi necessário fazer algumas outras provas ao longo da época e em várias funções pois só assim é que verdadeiramente ficaria “rodado”.

A primeira das provas foi a 33ª Volta ao Alentejo em Março e na função que vou desempenhar na 77ª Volta a Portugal Liberty Seguros, ou seja, moto-informação.

Como moto-informação:
  • 33ª Volta ao Alentejo
  • Vila Flor - 2ª Taça de Portugal Cadetes -Zona A - Liberty Seguros
  • 2ª. Taça de Portugal Liberty Seguros - Troféu Concelhio de Oliveira de Azeméis
  • 3ª. Taça de Portugal Liberty Seguros - Memorial Bruno Neves
  • Campeonatos Nacionais de Estrada (Elites e Sub 23)
  • 22ª. Volta a Portugal do Futuro

Como moto-BA (bandeira amarela):
  • Volta as Terras de Santa Maria da Feira
  • 1ª. Taça de Portugal Liberty Seguros - Clássica de Albergaria
  • 36º. Grande Prémio Abimota
  • 25º Grande Prémio de Ciclismo Jornal de Noticias

Moto-fotografo:
  • 1ª Volta ao Alto Tâmega
Para que pudesse voltar houve algumas pessoas que foram realmente importantes e que seria injusto não lhes estar publicamente grato.

Em primeiro lugar o Sr. Joaquim Gomes da Podium Events que foi o principal responsável pelo meu regresso e que me confiou a execução do serviço de moto-informação na Volta a Portugal (que é tão-somente a prova mais importante realizada em Portugal) e em todas as restantes provas organizadas pela Podium Events.

Ao Dr. José Soares (speaker Rádio Volta da Podium Events) que tem tido a paciência necessária para em todas as provas reunir comigo as vezes necessárias e me dar tão preciosas dicas para o desenrolar do nosso trabalho.

Ao Sr. Bruno Soares que com uma paciência inesgotável recuperou (com preços módicos) a minha “menina” para que estivesse em plenas condições já na 22ª. Volta a Portugal do Futuro tendo ontem levado uns pequenos retoques. Neste campo quero também agradecer à Altis (óleos Motul e capacetes Nolan) na pessoa do Sr. Fernando Fernandes que ao longo dos anos têm sido inexcedíveis.

Ao Hugo Figueiredo que com perseverança e após eu ter desistido por falta de tempo, criou as condições necessárias para que chegue a Viseu com a minha “imagem de marca”.

Ao Dr. António Pedro, Sr. Hélder Oliveira - meu colega de trabalho e ao Zé Paulo (eles vão entender o motivo da minha lembrança).

E por fim mas a mais importante de todos à Sandra Reimão (minha esposa) que com paciência de Job lá vai tolerando as minhas “ausências”.


Ainda falta um ou outro pequeno retoque decorativo mas só mesmo depois da acreditação.

07/07/15

Finally - my motorcycle is ready!!!

Após seis anos e duas semanas de paragem e fruto de um excelente trabalho de recuperação do Mestre Bruno Soares uma das LT´s voltou a rolar e quando me sentei em cima dela nem queria acreditar pois a ansiedade e expectativa eram enormes.

Durante estes seis anos de paragem da LT foram várias as motas que fui conduzindo e uma coisa é certa, não há mota que possa substituir uma K 1100LT, pelo menos para o uso que lhe espero vir poder dar.

Todos sabemos que numa viatura há sempre uma maior degradação estando parada do que em utilização, ainda por cima foi uma paragem prolongada. Assim e respeitando  minuciosamente as indicações do Bruno ontem (06/07/15) ao final da tarde foram já efectuados os primeiros 100km dos quase..... que ainda vou ter de fazer esta semana para que se possa realizar alguns ajustes de pormenor e principalmente verificar se não haverá algum componente mecânico que se tenha degradado por causa desta paragem prolongada e que só vá ceder ao fim de alguma utilização (como por exemplo uma qualquer borracha/vedante/etc., etc.,etc.).

Obviamente que ainda falta um ou outro pormenor e a parte estética (pintura) vai mesmo ter de ficar para Setembro pois por muita boa vontade que pudesse haver nunca em tempo útil se conseguiria que ficasse pronta. Tenho já na próxima semana a 23ª Volta a Portugal do Futuro – Liberty Seguros e uma semana depois a 77ª Volta a Portugal – Liberty Seguros.


Em termos de lubrificantes a escolha foi a habitual - óleos da MOTUL cujo representante em Portugal é a Altis Lda.