28/04/16

Ciclismo (vertente estrada) – Divulgação dos eventos.

Este texto tem um cunho muito pessoal e até posso afirmar que fico muito contente se eu estiver errado.

A divulgação dos eventos continua a ser uma falha no Ciclismo e não se pode culpar a Comunicação Social.

Sem publico o retorno do investimento publicitário dos patrocinadores é significativamente menor e pode levar inclusivamente ao desinvestimento.

O que me leva a escrever este texto tem a ver com o Ciclismo continuar a não pretender evoluir e com muito raras excepções conseguimos saber informação detalhada sobre as provas.

Vou-me colocar no papel de simples adepto da modalidade e se quiser acompanhar uma corrida não encontro informação sobre a mesma, mas informação que interesse, ou seja, por onde vai passar a corrida e quais os horários previstos para a passagem.

Mas se para legalizar a prova um dos requisitos é a descrição completa dos locais de passagem da corrida e respectiva previsão horária porque não divulgar essa mesma informação?

Compreendo que até alguns anos atrás era algo difícil esta divulgação mas com a generalização/banalização das redes sociais porque não utilizar esta ferramenta que nos é dada de forma gratuita?

De que serve saber que a corrida parte no local X e que tem Y quilómetros e que vai acabar no local Z à hora… se não consigo saber por onde vai passar e a que horas?

Se calhar esta divulgação que é até gratuita pode ser bem mais importante que o resumo televisivo na RTP 2 que passa 2/3 semanas depois do evento, mas começo a divagar para um campo algo “perigoso” e que não é o foco deste texto.

Senhores organizadores de corridas e UVP/FPC (enquanto entidade reguladora), para colocar uma prova na estrada fazem o trabalho mais difícil que é o de angariar os fundos necessários à realização do evento, porque continuar de forma sistemática a falhar na parte mais fácil que é até gratuita?


No momento em que estou a escrever este texto e a título de mero exemplo somente, este fim-de-semana vão-se realizar a segunda e terceira provas a contar para a Taça de Portugal Sub 23 e com a excepção do cartaz e dos locais de partida e chegada não consigo encontrar mais qualquer tipo de informação sobre estas duas provas.

Dois muito bons exemplos na divulgação dos seus eventos:
Podium Events e ACM - Associação de Ciclismo do Minho

Fotografia de Zé Paulo
Fotografia de Pedro Vidinha

Sem comentários: