Depois de Penafiel em Fevereiro, a Cidade do Marco de Canaveses foi o local escolhido para este segundo encontro.
E como o Ciclismo é também cultura e os destinatários deste encontro são crianças com idades compreendidas entre os 06 e os 14 anos porque não falarmos um pouco da história da cidade que nos vai acolher?
O topónimo principal "Marco de Canaveses" é composto por dois elementos, sendo que o segundo será certamente uma alusão à cultura do cânhamo, outrora abundante nesta região. O primeiro elemento do topónimo, "Marco" derivaria de uma marca de pedra, divisória das freguesias de Fornos, S. Nicolau e Tuias. Uma outra explicação para o topónimo tem origem numa lenda. Conta-se, que a rainha D. Mafalda teria passado pelas obras da ponte que mandara construir, e cheia de sede, pediu água aos pedreiros. Como o acesso ao rio era muito difícil, um deles ofereceu uma cana para que a rainha bebesse directamente do rio. A rainha, ao devolve-la terá dito "Guardai-a porque a cana é boa às vezes".
O povoamento do território a que corresponde o actual concelho de Marco de Canaveses remonta a épocas bastante recuadas, tendo sido encontrados importantes vestígios do período neolítico, nomeadamente alguns monumentos funerários. Do tempo da ocupação romana, chegaram até aos nossos dias os vestígios de Tongóbriga, uma povoação romana de que restam as termas, o fórum, zonas habitacionais e uma necrópole.
A história do concelho passa pela história da velha vila de Canaveses. Mendo Gil foi o seu primeiro administrador conhecido. Durante os anos de 1255 a 1384, o senhorio pertenceu a D. Gonçalo Garcia e seus descendentes. Em 1384, D. João I deu-o a João Rodrigues Pereira, parente de Nuno Álvares. Já no reinado de D. João II era posse da coroa, sendo um meirinho nomeado pelo rei que administrava e nomeava os juízes, procuradores e tabeliões. No século XIX, foi integrada no concelho de Soalhães e em meados do mesmo século, no de Marco.
O concelho de Marco de Canaveses foi criado em 1852 por decreto de D. Maria II, por anexação dos concelhos de Benviver, Canaveses, Soalhães, Portocarreiro, parte dos de Gouveia e Santa Cruz de Riba Tâmega. A vila foi elevada a cidade em 1993.
Hoje, Marco de Canaveses é uma cidade e concelho que, pela sua proximidade ao Grande Porto, serve de residência a muitos que procuram a tranquilidade perto de um grande centro urbano.
Actualmente os Monumentos mais visitados são a Igreja de Sta. Maria, na Cidade, a cidade Romana de Tongobriga, no Freixo e o Convento de Alpendurada, em Alpendurada.
Mas voltemos ao “Encontro Formativo das Escolas de Ciclismo da Associação de Ciclismo do Porto” que é esse o motivo deste texto.
O local deste encontro será o Estádio Avelino Ferreira Torres sendo o programa de actividades o seguinte:
- Abertura do Encontro – 14:00 horas
- Inicio dos Trabalhos – 14:15 horas
- Conclusão dos Trabalhos – 19:00 horas
Trabalhos a executar:
- Trabalho de aperfeiçoamento da técnica do ciclismo;
- Actividade na piscina;
- Testes de condição física;
- Trabalho físico sem bola;
- Jogos desportivos colectivos;
- Sessões teóricas para ciclistas e para técnicos;
Como complemento informamos que as inscrições deverão ser efectuadas até ao dia 9 de Junho na sede da Associação de Ciclismo do Porto, por correio electrónico, fax, carta, telefone ou pessoalmente.
Nota Importante: Todos os ciclistas participantes para além do material de ciclismo (equipamento, bicicleta e capacete), devem trazer equipamento (obrigatório o uso de sapatilhas) para as actividades fora de bicicleta e equipamento de natação (calções de banho/fato de banho, chinelos, touca e toalha).
1 comentário:
A Escola BTT Matosinhos vai estar lá... Mas não nos cansem demasiado os infantis e juvenis, pois no dia seguinte vão participar no XCO de Travanca ... ;)
Enviar um comentário