09/08/09

Previsão da etapa Srª da Graça


São neste momento 10:00 da manhã dia 08 de Agosto, dia em que se irá disputar a etapa da Senhora da Graça.

Por factores externos e típicos de regimes ditatoriais vi-me excluído da função que habitualmente executo nas provas de Ciclismo, mas isso é uma questão que para o caso é neste momento irrelevante e que oportunamente falarei sobre ela…

Eu não sou nenhum especialista em estratégia de corridas e/ou conhecimento do real estado dos corredores, contudo alguns anos de experiência deram-me algum conhecimento do meio. Fico por exemplo “doente” quando ouça numa rádio de âmbito nacional um jornalista profissional afirmar que o Manuel Cardoso é um corredor que se defende bem na montanha…

Mas vamos ao tema do texto, ou seja, a minha antevisão para a etapa que hoje se vai disputar.

Muito, mas mesmo muito pessoalmente para a etapa de hoje aposto no corredor que está classificado em 19º lugar (dorsal nº 51 – João Cabreira do C.C.Loulé) e que está somente a 19 s do líder da Volta., pena que ele não tenha uma equipa forte para o ajudar e no contra-relógio face ao Hector e ao David ele seja mais fraco.
Na etapa de hoje ainda não vai sair um vencedor, contudo vai-se saber já quem vai deixar de estar na disputa.

Sou também de opinião que após o final da etapa de hoje ficarão somente quatro corredores ainda com possibilidade de ganhar a Volta (Cabreira, Blanco, Tiago e Guerra), mas isto é tão-somente a minha opinião com base nas classificações que estão disponíveis no site oficial da prova e no meu conhecimento dos corredores sendo que desconheço o estado anímico e físico de ambos nesta altura. Há pequenos pormenores que se percebem numa pequena troca de olhares, mas este ano fui proscrito da Volta por suposta imposição da U.V.P./F.P.C. . Aliás, já no final da 1ª Etapa da Volta a Portugal dos Cadetes em Barcelos e por intermédio do seu Vice-presidente - Sr. Delmino Pereira foi, em nome da Federação, junto do organizador (Fullsport) exigir que me retirasse IMEDIATAMENTE da corrida, pelo que não me admira que seja esse o motivo pelo qual a PAD prescindiu dos meus serviços (ao fim de nove anos de colaboração) a poucas horas do inicio da Volta a Portugal do Futuro e da Volta a Portugal.

Bem, pelo menos o Sr. Delmino Pereira – Vice-Presidente da U.V.P./F.P.C. foi honesto ao ponto de assumir que a exigência não era pela falta de qualidade do meu serviço mas sim por uma suposta situação de litigio entre mim e a Federação, mas como eu sou uma pessoa de mau carácter, aliciador, traidor, sem escrúpulos, covarde nada me poderá admirar.
O que eu estranho nisto tudo é que os dois jornalistas do site “Jornal de Ciclismo” assistiram a isto e nem duas linhitas escreveram, bem, é normal, eu também não sou assim tão importante no meio…


Mas voltando ao tema, há um outros nomes que se deveriam também considerar e estou a pensar por exemplo no Bruno Pires, mas falta lá qualquer coisita e depois das imagens que ontem à noite vi no resumo da RTPn definitivamente penso que ele não será dos corredores que irá continuar na disputa da Volta após a Senhora da Graça e daí cingir-me aos quatro nomes atrás mencionados.

Em relação ao Candido Barbosa (sinceramente gostava muito que ele conseguisse ganhar uma Volta a Portugal pois bem o merece e para o Ciclismo português isso seria excelente até porque é o único nome que é reconhecido por todos os Portugueses como ciclista) e mesmo este ano a etapa não sendo uma etapa tão dura como as anteriores da Senhora da Graça não deixa de ser dura e se por ventura ele perder algum tempo à passagem pelo Alvão (Lamas de Olo) ele poderá sempre recuperar esses segundos na descida vertiginosa até Mondim de Basto mas que não lhe permitirão recuperar do esforço dispendido e que fará que no inicio da subida para a Senhora da Graça irá estar mais debilitado fisicamente em relação aos directos opositores, assim sendo parece-me pois que ele hoje poderá perder alguns “muitos” segundos que o colocarão fora da disputa da Volta, mesmo que ainda venha a ganhar mais algumas etapas e os recuperar com as bonificações. Não nos podemos esquecer que ainda temos uma chegada á Torre e no dia seguinte é o contra-relógio final.


O Candido tem também outra coisa contra ele, ou seja, são inúmeras as solicitações que ele tem e que fazem com que o tempo que ele tem para efectuar a recuperação física seja inferior ao dos outros corredores, assim como também nos momentos antes da partida não lhe permitem que faça a concentração/repouso adequado ao seu estatuto, obrigando também e por força dessas mesmas solicitações a estar mais tempo de pé e ao sol começando logo aí o seu desgaste físico


Enfim, esta é a minha antevisão como “treinador de bancada” para a etapa de hoje e relembro que não sou nenhum comentador especializado e muito menos candidato a comentador…
.
Contudo e independentemente da classificação sou de opinião que todos os corredores independentemente da classificação que fizerem são uns autênticos heróis.

Sem comentários: