27/02/16

A "Bandeirinha da Saúde".


Um pouco sobre a história da cidade do Porto. 

A "Bandeirinha da Saúde" fica no largo junto ao Palácio das Sereias, tem como suporte uma pirâmide em cantaria e que terá sido construída entre 1597 e 1633 pelo pedreiro Bastião Fernandes. Esta "bandeirinha" tinha uma simples missão, ou seja, em tempo de Peste marcava o limite da zona de atracagem dos barcos que estivessem a chegar ao Porto e só após efectuarem o exame sanitário é que os tripulantes poderiam desembarcar.


Para mais fácilmente poderem localizar a Rua das Sereias é a rua que liga o Largo do Viriato (junto ao Hospital de Santo António) ao edifício da antiga Alfandega do Porto.


O historiados e também jornalista Germano Silva num pequeno vídeo conta-nos a origem do nome da Rua da Bandeirinha e a curiosa história do Palácio das Sereias e onde obviamente é também explicado a "Bandeirinha da Saúde" ("aqui").

Tantas vezes passei neste local e tantas vezes vi esta pirâmide sem fazer a menor ideia do seu significado..., e ainda digo que conheço a cidade do Porto, bem, provavelmente só conheço mesmo as ruas.

Fontes:




Sem comentários: