09/11/07

Voltemos ao Ciclismo, neste caso ao jovem.

Há dias abri um tópico num fórum dedicado exclusivamente ao Ciclismo e onde se pretende debater temas de ciclismo com o seguinte titulo:

“Meios logísticos nas corridas até juniores”

Com a abertura desse tópico pretendi tão somente criar uma discussão séria com as opiniões dos seus membros sobre os meios logísticos nas provas de ciclismo até o escalão de juniores (escalão 17).
Dei como termo comparação e referencia os Campeonatos Nacionais em linha organizados pela PAD em que, salvo melhor opinião, têm todos os meios regulamentares exigidos e não só. Mas este exemplo serve tão somente para ajuda.

Contudo e ao fim dois dias nem um simples comentário.

Se o título desse tópico fosse que o corredor A ou B tinha sido apanhado nas malhas do doping, já esse tópico tinha dezenas de mensagens, mas como é para se tentar debater o Ciclismo no seu mais básico ninguém ousou até ao momento comentar o que quer que seja.

Criticar e acusar os outros de nada fazerem é muito fácil, difícil é mesmo o resto.

Com tantos membros que andam no fórum será que está assim tudo tão excelente no Ciclismo e que ninguém terá alguma sugestão/critica a fazer?

Não me parece, parece-me antes é que o tema em título não será apelativo para os que por lá gravitam (eu incluído).

Este exemplo serve tão somente para culpar-mo-nos a nós próprios pelo estado em que o Ciclismo se encontra em vez de encontrar outros para atirar as culpas.

Entre outros, será que as provas têm:
- Policiamento necessário?
- Percursos bem delineados e com segurança?
- Grau de dificuldade dos percursos?
- Viaturas de apoio neutro?
- Sinalização do percurso?
- Carro vassoura?
- Carro vassoura com condições mínimas?
- Segurança?

Ainda na segurança:
- Fardos de palha (ou noutro material absorvente de impactos) nas zonas complicadas?
- Motas BA (bandeira amarela) para sinalizar os obstáculos que possam surgir no percurso?
- Numero suficiente BA?
- Mota ardósia?
- Mota informação?
- Médico e pessoal paramédico?
- Ambulâncias em numero suficiente?
- Comunicações rádio para a caravana?

Ainda outro exemplo, pelo Regulamento Geral Técnico de Corridas (RGTC) os corredores são obrigados a conhecerem todo o percurso e em caso de engano a culpa é dos corredores (salvo em casos muito, mas mesmo muito excepcionais é que isso não acontece).

Ora, sobre os percursos pergunto também:
- Recebem as equipas com o tempo necessário esses percursos?
- Nos casos em que recebem é em tempo útil?
- Ainda nos casos em que recebem, são os mesmos perceptíveis e de fácil interpretação?
- Os Directores Desportivos passam essa informação aos corredores?

E tantos outros que me escapam neste momento….

…como podem ver e desde que queiram são tantos as coisas que se podem debater num tópico como este.

Vamos acabar com o "deixa andar" e começar a fazer alguma coisa pelo Ciclismo.

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