03/07/08

IIIª Volta a Portugal de Juniores

Irá decorrer nos próximos dias 24 a 27 de Julho mais uma edição da Volta a Portugal para juniores numa organização conjunta da UDO e UVP/FPC.

A 3ª edição da Volta irá ligar Redondo a Montemor-o-Velho num total de 339,3 Km, sendo na minha opinião a etapa rainha a terceira com a chegada ao Alto de Montejunto

Programa
24 quinta-feira
» 1.ª Etapa - 12:30 Redondo 15:07 Grândola 110.4Km

25 sexta-feira
» 2.ª Etapa - 12:00 Alcácer Sal 14:36 Sobral Monte Agraço 104.3km

26 sábado
» 3.ª Etapa - 12:00 Lourinhã 14:09 Alto Montejunto 80Km

27 domingo
» 4.ª Etapa - 11:15 Alcobaça 13:51 Montemor-o-Velho 104.6Km

Salvo melhor opinião também e até porque não sou o dono da razão entendo que a chegada ao Alto Montejunto e ainda por cima na altura do ano em que é (pico do verão) me parece algo exagerada para este escalão. Irá ser um esforço enorme para todos os corredores, os comissários vão ter de fechar os olhos a muita coisa, pois caso contrario correm o risco de na última etapa estarem poucos corredores na partida, etc., etc.

Sendo (novamente na minha opinião) a categoria de juniores ainda um escalão de formação, não seria de evitar subidas destas e com tudo o que de negativo lhe está associado?

Pelo que li no fórum Cyclolusitano no ano passado (nesta mesma subida) passaram-se coisas estranhas e desagradáveis, embora tudo no diz que disse, mas que não me espanta nada que tenham acontecido.

Nesta altura tão conturbada no ciclismo profissional em relação ao uso de substâncias ilícitas (doping) não me admirava nada que também possa eventualmente (desconhecendo os riscos para a integridade física) haver quem se tente a tal.

Três simples perguntas:
1º) Qual é o comissário que em consciência vai negar o abastecimento durante a subida (situação que pelo RGTC é proibida) num esforço tão sobrenatural e com o calor que se prevê estar? EU NÃO!!!
2º) Qual é o corredor que não se vai tentar a agarrar a um carro na subida?
3º) Qual será o DD que o irá impedir?
(…e outras tantas que ficam por fazer!!!)

São pequenos hábitos como este, que os jovens atletas vão adquirindo e que julgam serem correctos e regulamentares, mas que depois quando chegam aos sub 23 (na minha opinião o ultimo escalão de formação como corredor) vão mal formados e assim continuam (não é no 12º ano que se vai aprender a tabuada), sendo que depois têm dificuldade em continuar a carreira como corredores pela falta de formação obtida durante os anos em que estiveram nos escalões mais baixos de formação.

Muitos são os argumentos que há para defender as duas versões, ou seja a utilização ou não de uma subida com este grau de dificuldade.

Aos atletas desde já desejo que tudo lhes corra da melhor forma possível e que sejam leais com os seus adversários.
.
.
Mais informação sobre a prova pode ser consultada no sitio da Internet da U.V.P./F.P.C.

Sem comentários: