Transcrevo um texto de uma amiga que colocou no seu mural no Facebook.
“Estou abismada, chocada...
Ou eu sou muito "old school", ou estes últimos tempos têm sido um dos piores exemplos em termos de civismo, educação, humanidade. A semana passada foi pródiga em pôr a nu situações gravíssimas de violência infantil/juvenil (desde ataques de bullying colectivo até mesmo a homicídio). Hoje a DESCULPA é o futebol. Supostamente por causa do resultado do campeonato nacional de futebol, tenho visto hoje na TV e nas redes sociais, atitudes do mais desrespeituoso que há entres seres humanos. Que vergonha!...
Não aceito. Não aceito nada disto.
A agressão por parte dum homem que deveria ser um agente de autoridade em
Guimarães é completamente desproporcional, assustadora e inadmissível.
Os momentos em Guimarães foram manchados por uma onda estúpida de violência.
A festa do clube ganhador na Praça do Marquês, em Lisboa, ficou manchada pela violência de alguns, que estragaram a todos os adeptos o que deveria ser um momento de alegria.
Comportamentos individuais, comportamentos de grupo, ambos pejados de violência gratuita!!!
BASTA!!!
Que vergonha!!!!! Isto é GRAVE!
Ficamos todos chocados (e bem!) com as imagens do resultado da violência, mas ninguém se admira muito com as faltas de respeito que normalmente são precisamente a antecâmara disso. Aqui no FB há exemplos disso mesmo - que lástima!
Respeitem e dêem-se ao respeito!!”
Quem ganhou, ganhou - festejem e não cutuquem os derrotados; quem perdeu, perdeu -
respeitem quem vence; saber perder é elevado.
As diversas instituições envolvidas nestes lamentáveis incidentes, públicas e privadas, têm de tirar as necessárias ilações, reflectir e AGIR!!!
Mas, na verdade, isto não têm nada a ver com futebol!!!!, essa é somente a desculpa (de hoje). Trata-se de falta de educação, desrespeito, injúria, agressão, violência. Por isso, individualmente, cada um de nós também tem de reflectir e agir. E rápido!!! Que mensagem estamos a transmitir às gerações mais novas? Que exemplos estamos a dar? Com que actuações estamos a compactuar? O que estamos a fazer mal? O que é que não estamos a fazer (de bem)?
A sociedade é composta por cada um de nós.
Sejamos o exemplo que queremos ver no outro.”
Um mau exemplo cívico:
Um bom exemplo cívico:
Autora do texto:
Sónia Mendes Monteiro
Autor (a) da fotografia:
Desconheço (retirei do Facebook e que está partilhada por diversos sítios).
Sem comentários:
Enviar um comentário