03/01/08

Continuando A.C.P.

Mas pegando novamente na entrevista do Sr. Sousa Vieira… vou tentar analisa-la em pormenor (dentro do meu parco conhecimento obviamente)


É indicado o Sr. António Moura como vice-presidente, pessoa ligada ao Ciclismo há mais de cinquenta anos e com provas mais do que dadas. Nada tenho contra o Sr. António Moura, aliás foi pela mão dele que eu vim para o Ciclismo no já longínquo ano de 1974 numa coisa que na altura se chamava de MONACI (Movimento Nacional de Ciclismo) e que mais tarde se veio a transformar naquilo que são hoje as Escolas de Ciclismo. Foi também este senhor que foi o formador do curso de comissário (na altura chamava-se “juiz e cronometrista” o qual completei com 19 valores no ano de 1985) tendo essa acção de formação sido efectuada na Casa do Desporto no Porto (onde ainda é a sede da A.C.P.) durante quatro meses com duas aulas semanais de 2h30, mas vamos ao que interessa…
Partindo do pressuposto que esta suposta lista vai a eleições e vence pergunto;
Se o Sr. António Moura se demitiu do função de Presidente supostamente por problemas de saúde (convém relembrar que já são 80 anos a sua idade) porque coloca-lo numa lista como vice-presidente?
Será que é só para fazer nome e ocupar os lugares necessários para a apresentação da dita lista?
O que é que acontece quando o Sr. Sousa Vieira se voltar a demitir por amuo com o director de uma qualquer equipa?
Eu respondo, voltamos a situação de impasse actual.

Pergunto aos clubes filiados,

É ISSO QUE QUEREM DA ENTIDADE (A.C.P.) QUE VOS REPRESENTA NO CILCISMO?

Mas voltando á entrevista do Sr. Sousa Vieira…

Indirectamente aponta como ponto alto da sua gestão como Presidente da A.C.P. a realização da prova como sua autoria, o que é falso. Efectivamente realizava-se em Amarante uma prova, essa sim de iniciativa da A.C.P. da categoria 17 (juniores), prova essa sem qualquer visibilidade para o principal patrocinador (C. M. de Amarante) pois tinha inicio de manhã cedo, terminava fora do centro por volta das 12:00, não tinha qualquer tipo de cobertura por parte da comunicação social regional e nacional, como quase todas as provas. Ora, com o surgimento do Troféu RTP 2004 algumas coisas mudaram e em 2005, por iniciativa de um dos promotores do Troféu RTP, a Câmara de Amarante decidiu então apoiar o Troféu RTP não apoiando a corrida de juniores. Como o principal objectivo do Troféu RTP é dar visibilidade ao Ciclismo e aumentar o número de corridas fez com que a A.C.P. se mantivesse ligada á prova mantendo o vínculo de organizador, mas que na prática nada fizeram para que isso acontecesse. O promotor da prova em 2005 devido a funções que começou a desempenhar no Ciclismo nacional deixou de poder “organizar” provas, contudo manteve sempre a sua ligação á Câmara Municipal de Amarante por forma a que a corrida não acabasse tendo em 2006 e 2007 sido do escalão 12 onde aliás continua prevista para 2008. Também é certo que os responsáveis da C. M. Amarante mostraram abertura para se fazer uma coisa diferente contudo o Sr. Sousa Vieira não soube aproveitar a “deixa” tendo feito o mais simples, ou seja, foi a reboque do “promotor”.

O Sr. Sousa Vieira é uma pessoa tão limitada que nem consegue atingir o motivo pelo qual foi homenageado no último jantar de encerramento de época, mas cada um é responsável pelos actos que pratica.

Mas numa coisa concordo com o Sr. Sousa Vieira e passo a cita-lo:
“Há pessoas que estão na Associação do Porto e não querem sair. Para ficarem no sistema vão candidatar-se.”

A Associação de Ciclismo do Porto necessita de sangue novo, gente nova e sem qualquer vínculo aos actuais corpos directivos onde incluo todos os que por lá passaram desde as ultimas eleições em 2004, ou seja, limpeza total.

A A.C.P. necessita de modernizar-se urgentemente, as novas tecnologias estão ao dispor de todos, até para comprar o simples selo do carro já é necessário a Internet, estão á espera do que?
Só para terminar e em relação ao Sr. Sousa Vieira (pessoa que tenho privilégio de tratar por tu).
É uma pessoa simples, como se costuma dizer, do povo, enquanto tal admiro e respeito contudo como Presidente e pelos vistos candidato a Presidente é para esquecer, não tem qualquer competência.

Hoje há noite irá haver uma reunião na A.C.P. com os membros da direcção que ainda restam e os comissários onde eu irei estar presente e irei fazer questão de dizer "na cara" dos visados o que aqui estou a escrever, pois quem não deve não teme e tudo o que aqui escrevo é a mais pura das verdades e que posso provar na barra de um qualquer tribunal se necessário for.

Sem comentários: