09/01/08

Lei do Tabaco

Bem sei que este pequeno texto nada tem a ver com o que habitualmente aqui costumo colocar, mas isto é um Blog pessoal e como tal coloco cá as coisas que mais me interessam.

Os que privam comigo sabem bem qual a minha posição desde sempre em relação ao tabaco, ou seja, sou contra.

Obviamente que os fumadores têm os seus direitos e não será de um dia para o outro que se mudam os hábitos instalados há muitos e muitos anos…

Concordo plenamente com a lei como está em relação aos espaços públicos, nomeadamente a restauração e locais de trabalho.

O que me parece triste é a reacção de muitos dos fumadores tentando passar a imagem de coitadinhos e de que estão a ser perseguidos, começando a “disparar” para tudo o que é sítio.

É inquestionável que o tabaco é uma questão de saúde pública e custa muito dinheiro ao estado, sendo também inquestionável que há outras doenças que também custam dinheiro ao estado provocado pelos “vícios” do ser humano, tais como a obesidade e o alcoolismo. Mas há aqui um pormenor muito importante e que os fumadores parecem querer esquecer, é que o fumo do tabaco não prejudica directamente só os fumadores, mas sim todos os que os rodeiam e com eles são obrigados a conviver, enquanto que os outros vícios só prejudicam directamente os próprios e penso que será aí a grande diferença.

Também e por falta de argumentos contra esta lei, muitos dos fumadores dizem que os carros (e outros meios de locomoção) poluem mais o ar que o tabaco mas eu deixo uma, questão no ar, não será um mal necessário e que até presentemente já começam a haver veículos não poluentes? E esses fumadores, como se deslocam diariamente?

Ainda voltando há proibição de fumar na restauração salvo melhor opinião entendo que a esmagadora maioria dos proprietários optou por proibir fumar por uma questão económica, ou seja, por pensarem que o investimento que teriam de fazer nos seus estabelecimentos não seria rentabilizado, o que em minha opinião está errado.

Muito pessoalmente entendo (quem ler estas linhas até poderá parecer um contra-senso com o que escrevi no ultimo paragrafo) que pura e simplesmente em toda a restauração deveria ser proibido fumar e vou tentar explicar o meu ponto de vista de não fumador. Em muitas situações em que fui confrontado por fumadores que estavam na minha mesa pedindo autorização para fumar, eu por receio de “exclusão social/profissional” autorizei que fumassem. Ora se num jantar/almoço/convívio em que esteja em grupo e lá haja fumadores e se a maioria optar por ir para um restaurante/local em que seja permitido fumar lá vou eu novamente frequentar um local com fumo por causa do tal receio da “exclusão social e/ou profissional”.

Também está acontecer um pormenor muito interessante que de interessante nada tem sendo até muito triste, ou seja, fumadores a não cumprirem a lei fumando por exemplo no local de trabalho ás escondidas dentro das casas de banho.
Eu pergunto, de acordo com a lei em vigor, quem é o prevaricador?
Ora, quando um não fumador reclama junto da sua hierarquia e faz valer os seus direitos é logo acusado de queixinhas, passar má imagem dos seus colegas de trabalho, indirectamente ameaçado fisicamente, injuriado e estou a falar na primeira pessoa pois isto passou-se comigo, mas uma coisa é certa, não foi nem será por causa disso que deixarei de dormir e tão pouco deixar de andar descansado na rua pois a razão e a lei estão do meu lado e como diz o ditado popular “quem vai á guerra dá e leva”

Muito mais haverá para dizer em quem sebe não voltarei ao tema novamente…

Termino aplaudindo a lei que entrou em vigor no dia 01 de Janeiro de 2008 pecando a mesma por tardia.

Sem comentários: