05/01/08

Rali-Raid Lisboa – Dakar

Eu apesar de simplesmente adorar o Rali-Raid Lisboa – Dakar concordo inteiramente com a decisão tomada, e se a tomaram é porque haviam fortes, mas mesmo fortes indícios de algo acontecer.

Estou convicto que a JLS vai ter por certo enormes prejuízos com a decisão que a ASO tomou, assim como irá ter graves implicações financeiras no nosso país. A própria ASO também terá avultado prejuízo e de certo que não foi de ânimo leve que cancelou a prova. Penso também que a esmagadora maioria (para não dizer a totalidade) dos custos inerentes á realização desta prova são irreversíveis. A ASO já disse que irá devolver o valor das inscrições aos participantes o que ainda lhes vai agravar mais o prejuízo. Os patrocinadores oficiais da prova também vão ter que ter algumas contra-partidas para o seu investimento que poderá eventualmente passar pela restituição das verbas ou poderá também ser a transferência dos mesmos para a próxima edição. Eventualmente poderá a ASO usar sinergia das suas múltiplas actividades como por exemplo a Volta a França ( http://www.aso.fr/ ).

Penso até que a própria Al-Qaida nada ganha com o cancelamento Rali-Raid Lisboa – Dakar, pois caso o Rali-Raid Lisboa – Dakar fosse efectivamente para a estrada e houvesse o atentado por certo que haveriam mais notícias por esse mundo fora.

Não nos podemos também esquecer do prejuízo que os participantes do Rali-Raid Lisboa – Dakar vão ter, assim como das terras por onde iria passar.
Por exemplo, a hotelaria e restauração do Algarve quer de forma directa e indirecta.


Tal como diz a ASO no seu comunicado:


A primeira responsabilidade da A.S.O. é a de garantir a segurança de todos: populações dos países atravessados, concorrentes amadores e profissionais, sejam eles franceses ou estrangeiros, elementos da assistência técnica, jornalistas, patrocinadores e colaboradores do rali. A A.S.O. reafirma que as questões de segurança não estão, não estiveram, nem nunca estarão em causa no rali Dakar.


Em primeiro lugar está a segurança de todos.


Apesar de ficar triste com a decisão tomada e com base no que é público neste momento dou os meus parabéns ASO pela decisão tomada.

Podem ler comunicado completo da ASO em:


Sem comentários: