24/10/08

4x4 - Passeio nas serranias a norte de Viana do Castelo

O Fórum Frontera está a preparar um passeio para viaturas todo-o-terreno para o próximo dia 02 de Novembro na zona norte de Viana do Castelo.
.
O passeio terá o seu início no monte de Stª Luzia e terminará com uma travessia a vau do rio Âncora já junto á EN 305 e muito perto do lugar de Espantar, ao lado de S. Lourenço da Montaria. Logo de início e como aperitivo iremos deparar com uma calçada Romana (mas com um caminho alternativo) com alguma dureza.
A paisagem será um dos pontos fortes deste passeio e desde já podemos garantir o patrocínio do nosso querido S.Pedro que nos prometeu alguma chuva para os dias antecedentes (para não ter-mos pó) mas um excelente dia de sol para o dia do passeio. Gostávamos de dizer que também respeitamos a Natureza. Mas que Natureza? Esta já quase não existe. Os vários incêndios carbonizaram repetidamente a vegetação autóctone e vamos infelizmente assistir à decadência total da serrania, com uma infestação geral de acácias. Em todo o percurso vão-se poder contar os carvalhos pelos dedos das mãos, assim como também sé se verá um castanheiro e meia-dúzia de sobreiros. Mais nada! No alto da serra até um mísero tojo arnal ou urze já é motivo de festa. Contudo valem as vistas ou para o vale de Outeiro a leste, ou para o mar, do lado contrário, que podemos desde já garantir que são soberbas. Sendo este um passeio 4x4 as subidas e descidas irão ser algumas e que sem grande dificuldade se vão vencendo, com pisos bons e outros nem por isso. Regueiras profundas, cascalheiras e pedras muito salientes e soltas também irão fazer parte do passeio. Um dos pontos por onde iremos passar será na Sr.ª da Cabeça, local de romaria no meio da serra e onde iremos fazer uma paragem para o cafezinho e xixi habitual. Da Sr.ª da Cabeça prossegue-se, com circuito panorâmico de onde se apreciará bastante bem a vizinha serra de Arga, e sempre perto da nova A 28 que agora rasga a serra a meia encosta. Para o fim do passeio está guardada a tradicional cereja no topo do bolo, ou seja, a travessia a vau do rio Âncora, perto de Ponte de Saim. Este é sem sombra de dúvida o local mais bonito do passeio, ainda com alguma vegetação ripícola – amieros, salgueiros e outras autóctones que emprestam um ar acolhedor às margens – por onde um a um, todas os participantes irão passar os seus carros para o lado norte. Com uns 30 a 40 cm de profundidade, a travessia não apresenta dificuldades de maior, apesar do fundo em pedra rolada. E neste ponto será o fim do passeio em termos de condução off road. Se o tempo permitir iremos por estrada ao cimo da Serra de Arga espreitar as vistas, contudo este pormenor só no dia se saberá… Após a travessia do rio Âncora e já EN 305 iremos para um lanche/jantar numa esplanada panorâmica do lugar de Espantar, ao lado de S. Lourenço da Montaria. Um sítio bonito! Moelas, rojões, queijo e presunto constituirão o petisco. Mas o que vai marcar mesmo irá ser o champarreão! O champarreão é uma bebida típica do minho vianense onde se mistura o vinho com cerveja, açúcar, canela e sabe-se lá que mais, e por certo irá escorregar nas goelas com muita facilidade. Os “navios”, púcaras em que vem para a mesa, irão também ser esvaziados com celeridade. Horários:
09:30 Concentração no cimo do monte de Stª Luzia em Viana do Castelo e distribuição de documentação (road book incluído).
09:50 Tradicional briefing.
10:00 Inicio do passeio.
16:00 Final da travessia a vau do rio Âncora.
16:15 Lanche/jantar numa esplanada panorâmica do lugar de Espantar.

Sem comentários: