24/10/08

Outono no Parque Natural Montesinho (2)

Ora na sequência do meu texto publicado em 17/09/2008 venho aguçar o apetite de todos aqueles que gostariam de fazer o passeio mas que por diversas razões não o irai fazer.

Só para vos abrir o apetite, vamos então á gastronomia.

As ementas foram pensadas no conjunto das três refeições dos dois dias e tentando ir ao mais regional possível. Ora estamos numa região onde a carne abunda pelo que lá teremos nós que comer carne…

As refeições de sábado serão em pleno Parque Natural de Montesinho.

Almoço de sábado

Vai ser em Moimenta (Vinhais) no Restaurante Fraga dos Três Reinos

Além do tradicional pão e manteiga vamos ter também os queijinhos, presunto, alheira, chouriço, repolgas com presunto, cogumelos salteados com limão e ainda…. castanhas.
Depois vem a sopinha quentinha pois decerto que vai estar frio.
Franguinho caseiro confeccionado á moda transmontana com umas ervinhas aromáticas... e acompanhado com castanhas.
Sobremesa, doce fruta e nos doces um pudim de castanha.

O jantar vai ser na Aldeia de Varge no Snack-Bar “O Careto” mas não se deixem intimidar pela designação Snack-Bar. É uma casa regional com paredes de xisto e forno de lenha, onde predominam as boas carnes da região. O nome do restaurante advém da alcunha do proprietário e está relacionado com a Festa dos Rapazes, uma festividade muito antiga na região, onde os "caretos" se divertem a assustar as raparigas. Tem como especialidades, congro grelhado, bacalhau na brasa, costeleta, galo no pote ou púcara e a posta mirandesa com batata a murro. Como não podia deixar de ser vamos degustar as especialidades da casa ou seja, o galo no pote ou púcara e a posta mirandesa com batata a murro que a tradição assim o obriga e o Sr. Manuel o exige. Claro está que não me esqueci das tradicionais entradas de enchidos, etc., etc.,. Como sobremesa vamos ter alguns doces regionais devidamente confeccionados no Careto de onde se destaca doce de abóbora caseiro.

O almoço de domingo já vai ser um pouco mais a sul, ou seja, em Miranda do Douro.

Estando nós em Miranda do Douro só podemos ir a uma casa, casa essa que se dá pelo nome de Restaurante Balbina que fica nas proximidades do Largo da Misericórdia.
As especialidades são o chouriço e alheira na brasa, galouxo no forno, salpicão caseiro com ovos escalfados, arroz de frango ou de pato, vitela assada à Balbina; Cabrito assado à Laurinda, posta mirandesa, coelho à caçador e perdiz estufada. E os doces, nem vos digo nem vos conto e devidamente acompanhados por um vinhinho fino (estilo Porto) ai ai…
Mas vamos ao que interessa, como nesta altura já comemos a posta e o frango vamos optar pelo cabrito, cabrito essa que na minha opinião será um dos melhores de Portugal (eu até diria que é o melhor, mas isto de definições de melhor tem sempre muita subjectividade). A D. Balbina faz questão que se prove a Posta á Mirandesa que ela confecciona pelo que antes do cabrito lá vamos nós provar um pouco da posta, não muito pois o prato principal é o Cabrito.

Claro está que quem está a pensar fazer dieta para perder peso não vai ser com estas refeições que vai conseguir e eu até já fim mais um furtivo no meu cinto…

Mas não pensem que as refeições acabaram por aqui pois ainda temos um lanche surpresa para fazer-mos em Marialva que será o ponto onde iremos terminar o passeio e onde nos iremos separa, os do sul seguirão em direcção á Guarda e os do Porto e direcção á Régua.

Alojamento optou-se por ficar no Hotel Turismo S. Lázaro.

Prometo cá colocar fotografias na segunda-feira…

Sem comentários: