19/12/09

Novo Seleccionador Nacional de BTT

De acordo com a informação disponível nos sítios na Internet da U.V.P./F.P.C. e também “jornalciclismo.com”, Pedro Vigário é o novo Seleccionador Nacional de Ciclismo na vertente BTT.

Não conhecendo o trabalho do seu antecessor (Paulo Pais**) - como sabem no BTT sou ainda muito maçarico, estou plenamente convencido que o Ciclismo Português vai ficar a ganhar com esta escolha.

Esperemos também que a U.V.P./F.P.C. incremente ainda mais o apoio financeiro nesta vertente do Ciclismo sendo que começa a ter resultados visíveis o trabalho de Delmino Pereira actual Presidente Ajunto da U.V.P./F.P.C. e muito provavelmente o próximo Presidente...

Em relação ao Pedro Vigário é o reconhecimento do seu bom trabalho no Ciclismo e ao qual não será também alheio o seu desempenho na A.C.P. (de acordo com os Estatutos em vigor na A.C.P., é o Presidente Adjunto em funções).
O Pedro Vigário é uma pessoa de bom senso, ponderada, moderada e apaziguadora. Desde já aproveito para lhe endereçar publicamente os meus parabéns. Depois de um "namoro" prolongado, foi a meu convite em Outubro de 2008 que o Pedro aceitou ingressar numa lista candidata (e posteriormente eleita a 22 de Dezembro de 2008) a gerir a A.C.P. para o presente ciclo olímpico e tal como referi atrás volta a salientar ele é uma pessoa moderada sendo ele também uma pessoa de consensos, foi ele que “apagou muitos dos fogos” entre mim e o Presidente da direcção e pelo que vou sabendo parece que continua a desempenhar o mesmo papel dado que os problemas internos na direcção da A.C.P. continuam a ser os mesmos nada tendo mudado com a minha saída, mas isso é um tema que não é para aqui chamado pretendendo tão somente salientar algumas das virtudes do Pedro Vigário.
Outra das suas qualidades e que também terá contribuído para a sua escolha é a sua posição em relação ao uso de substancias proibidas e consideradas como dopantes no Ciclismo, ou seja, contra.

Contudo e como tudo na vida há sempre alguns "se nãos", ou seja neste caso a incompatibilidade com a função de Presidente Adjunto da A.C.P., mesmo que formalmente ela possa não existir, eticamente não me parece correcto o acomular destas duas funções, mas é tão somente a minha singela opinião. Bem, mas são já algumas as incompatibilidades e irregularidades dentro da A.C.P. que mais uma menos uma…

Quem também vai sair a perder com esta sua justa nomeação será a arbitragem no ciclismo e em particular o Con. Regional de Arbitragem da A.C.P. que perde assim o seu melhor comissário na vertente do BTT, pois aqui sim, aqui há mesmo uma incompatibilidade formal de funções e quanto mais não seja o Sr. Henrique Castro (Presidente do Con. Nacional de Arbitragem) não irá “fechar os olhos” (ainda por cima sendo ele uma pessoa atenta como é…).

Em jeito de resumo final, além da justiça da escolha e mesmo com todos os prós e contras ponderados continuo a achar que foi uma excelente escolha e por certo que o seu trabalho irá apresentar frutos.

Sobre Paulo Pais:

http://images.google.pt/imgres?imgurl=http://www.freebike.pt/v1.5/images/stories/paulo%2520pais_G.jpg&imgrefurl=http://www.freebike.pt/v1.5/index.php%3Foption%3Dcom_content%26view%3Darticle%26id%3D66:entrevista-com-paulo-pais%26catid%3D25:entrevistas%26Itemid%3D69&usg=__jttpiSijfTMRXIezKOQHRLShaUA=&h=350&w=600&sz=73&hl=pt-PT&start=2&tbnid=-yewInlqYqdRyM:&tbnh=79&tbnw=135&prev=/images%3Fq%3Dpaulo%2Bpais%2Bbtt%26gbv%3D2%26hl%3Dpt-PT%26sa%3DG

1 comentário:

BlueDragon disse...

Nada tenho contra a pessoa do Sr. Pedro Vigário. Aliás pelo breve contacto pessoal que tive oportunidade de ter com ele parece-me uma boa escolha para o cargo.
Contudo, não entendo a posição da federação ao substituir o Sr. Paulo Pais, depois dos excelentes resultados que conseguiu a nivel internacional com a selecção. Ainda percebo menos a federação ter "obrigado" o Sr. Paulo Pais a realizar o Curso Treinador Nível III (2008/2009) quando poucos meses depois o iriam substituir.
Como sempre em relação à federação portuguesa de ciclismo, ficam as dúvidas...