17/12/09

Passeio 4x4 - 31.01.2010


Pelas Serranias
a
Norte de Viana do Castelo


Como muitos de vós se devem ainda lembrar, este passeio esteve inicialmente previsto para se realizar em Novembro de 2008, tal não veio acontecer, infelizmente para todos. Ficou a promessa de o concretizar e esse dia está próximo.

Convidamos-vos pois a virem passear connosco no próximo dia 31 de Janeiro de 2010. Bem sabemos que estamos com algum tempo de antecedência, mas pelo meio há já alguns eventos programados e temos também a quadra natalícia…

…mas voltemos ao passeio.
O mote do passeio será o lanche no “Caçana” e como o local tem lotação reduzida pelo seu espaço, as inscrições terão de ser limitadas até 20 adultos, sendo consideradas por ordem de chegada e só serão válidas após a recepção do pagamento. Obviamente que se existirem mais interessados em participar e o número se justifique, estaremos pois disponíveis para repetir o passeio.

Devido à limitação no número de participantes, os carros serão poucos e todo o passeio está montado nessa base. O percurso será de grau de dificuldade baixo, tendo quase 50 km de percurso em terra, contudo nos locais que eventualmente se possam considerar como menos acessíveis, temos alternativas previstas.

Obviamente que sendo um passeio fora de estrada iremos passar por zonas com vegetação espessa e que eventualmente possa riscar a pintura do (s) carro (s), mas nada que não estejam já habituados, as subidas e descidas existirão e que sem grande dificuldade se vão vencendo, com pisos bons e outros nem por isso. Regueiras profundas, cascalheiras e pedras muito salientes e soltas também irão fazer parte do passeio.
A concentração e inicio do passeio será na zona de Viana do Castelo e local a designar. Após a entrega do Road Book o do respectivo “briefing” o passeio terá pois o seu início perto do monte de Stª Luzia e irá terminar na aldeia de Montaria, junto ao "Caçana", contando pelo meio com uma travessia a vau do rio Âncora junto á EN 305 – muito perto do lugar de Espantar, ao lado de S. Lourenço da Montaria e uma visita à Cascata do Pincho.
Mas o que tem de tão especial o "Caçana", que mereça tanto destaque?

O "Caçana" é conhecido pelo Champarreão, bebida típico do Minho Vianense, onde se mistura o vinho com cerveja, açúcar, canela entre outros segredos, e que por certo irá escorregar nas goelas com muita facilidade. Os “navios”, púcaras em que é servido, irão por isso ser esvaziados com celeridade. ATENÇÃO AO REGRESSO!!!
Além disso, entre outros, moelas, rojões, queijo e presunto constituirão o acompanhamento.

No "Caçana" terminará o nosso passeio, será o culminar do que, esperamos, ser um excelente dia. O regresso a casa é livre, sendo distribuído um mapa com o trajecto de regresso.

Como o principal objectivo do passeio é o divertimento então nada melhor que um piquenique para o almoço. Está já previsto um local adequado e se necessário abrigado da chuva, pelo que cada um deverá providenciar os seus mantimentos. O local dispõe de café próximo.

Obviamente que todas as viaturas deverão ter seguro de responsabilidade civil e estarem legalmente habilitadas a circular na via pública.

Sendo este um “passeio de amigos” preparado por quatro carolas voluntariamente, está obviamente implícito que todos estão cientes dos riscos inerentes à participação num passeio todo o terreno e que à “organização” nenhuma responsabilidade poderá ser imputada.

Mais informações podem ser solicitadas para 2wgeral@gmail.com e monteirolms@ymail.com assim como também as inscrições para os mesmos contactos.


Aspecto do Road Book:



Sem comentários: