30/09/10

Doping - Contador - Benfica - José Sócrates - RTP

.
.
.
Portugal, país dos três “F” como se costuma dizer, ou seja, Fátima, Fado e Futebol…
.
Mas deixem-me divagar um pouco…
.
…então cá vai.
.
Contador – Doping – Tour de France
.
Segundo a edição on line de a “MARCA” ( http://www.marca.com/2010/09/30/ciclismo/1285802253.html ) o corredor espanhol Alberto Contador terá acusado positivo num controlo antidopagem efectuado na última edição da Volta à França.
Obviamente que uma noticia deste teor é muito má para a modalidade e as consequências serão catastróficas atrevendo-me até a prever que esta noticia irá até ofuscar por completo o retorno noticioso dos Campeonatos do Mundo que se estão a disputar na Austrália e espero que nos próximos dias não surja também por cá nenhuma noticia do mesmo teor.
.
Benfica
.
Perdeu ontem à noite por 2-0 com o Schalke na Alemanha, mas vou já entender o motivo de me estar a referir a este jogo de futebol.
.
José Sócrates – 1º Ministro de Portugal
.
Uma vez mais informou ontem à noite que vai voltar a mexer de forma directa e indirecta no meu bolso e que vou ter que continuar a contribuir para uma cambada de parasitas com o fruto do meu trabalho.
O exemplo tem que vir da classe política, assim porque não começar por baixar o número de deputados na Assembleia da Republica. Os que lá estão não votam nem decidem de modo próprio mas sim pelo que as cúpulas do partido mandam respeitando sempre a disciplina de voto, então…
.
RTP
.
Há pouco na abertura noticiosa da manhã da RTP 1 (06:30am) a notícia de abertura foi a derrota do Benfica e às 07:00am voltou a ser a mesma coisa. Só depois então é que abordaram, em minha opinião de forma muito reduzida, a conferência de imprensa de ontem à noite do Sr. 1º Ministro de Portugal.
.
Pergunto de forma séria, mas por alma de quem é que o Futebol há-de ser mais importante que o momento politico económico que atravessamos?
.
Será que a RTP, que é uma estação publica e para a qual vai também uma parte dos impostos que sou obrigado a pagar, não conhece o que é o serviço publico?
Ou será que nos estão a tentar falar o menos possível sobre o tema?
.
Talvez por influência académica e profissional siga sempre com algum interesse os factos económicos que nos vão envolvendo, mas será que os portugueses não se querem preocupar com o estado de falência que estamos e nas consequências que isso vai ter?
É que neste momento estamos já a começar a pagar de forma muito dura as consequências das sucessivas más governações dos últimos 20/25 anos e da ilusão da CEE (agora é União Europeia que se chama) e muito particularmente a inoperancia da governação socialista dos ultimos anos.
Já pararam para analisar que cada vez mais a classe média está a perder consecutivamente poder de compra? Não tenham ilusões, salvo melhor opinião a classe média é que faz girar a economia não é a classe alta pois o que faz girar a economia é consumo “de massa” e não o elitista. Como exeplo pensem, o que faz girar o dinheiro e produz mais riqueza, a venda de um Mercedes Classe S por 150.000,00€ ou a venda de cinco Clios a 15.000,00€/cada?
.
Ao contrário do comentador económico da RTP Camilo Lourenço, sou de opinião que o crescimento se faz pelo consumo sustentado, mas esse consumo terá de ser produzido cá em Portugal. Assim como ele concordo que a poupança nas famílias tem que aumentar o que até pode parecer um contra-senso com o que acabei de escrever sobre o consumo, mas no meio-termo é que está a virtude.
.
Eu sempre que vou às compras dou prioridade aos produtos “MADE IN PORTUGAL” mesmo que eles sejam ligeiramente mais caros.
.
Cada vez mais o dinheiro disponível para o “consumo” é cada vez menor, não havendo consumo não haverá circulação do dinheiro e consequentemente a economia não crescerá e o PIB irá continuar a ter crescimento negativo.
O desemprego continua a aumentar diariamente, o boom de desempregados entre Setembro de 2008 e Março de 2009 estão a chegar ao final do direito ao subsídio de desemprego e quando esse dinheiro deixar de entrar o que vão fazer? Vão ter de continuar a comer e a dar de comer aos filhos, como não têm dinheiro vão ter de começar a roubar.
.
Ao analisar o a situação recente da Venezuela e temo mesmo muito, que muito brevemente se vá passar por cá pelo mesmo.
.
Para terminar:
.
O Contador terá pelos vistos acusado positivo num controlo antidopagem na Volta à França, o Benfica perdeu, o F.C.Porto é líder do campeonato mas pergunto, em que é que esses factos vão influenciar a minha vida diária? EM NADA!!!!!
.
Quero lá saber, a mim o que me interessa mesmo é que Portugal saia rapidamente da crise política/financeira em que está para que todos possamos com alguma facilidade ter acesso aos bens considerados como essências para o nosso dia-a-dia.
.
Portugal tem que deixar de ser o país dos três “F”, as gerações mais recentes e nascidas após os anos 70 tem que ultrapassar essa mentalidade tacanha e temos que deixar de ser uns “coitadinhos” e deixar também de aceitar pacificamente tudo aquilo que nos é imposto.
.
As nossas obrigações começam no aparentemente simples acto de votar e que cada vez mais são menos os que o fazem e esses que não o fazem são os primeiros a reclamar, mas as palavras leva-as o vento, o que fica mesmo são os actos.

Sem comentários: