07/08/08

1º País Dekarta - Alto Douro e Trás-os-Montes

Ora cá está um pequeno exemplo do meu conceito de mototurismo.
.
Finalmente foi apresentado à Imprensa o tão aguardado evento “País Dekarta”.


Este pasquim do Moto Clube do Porto teve acesso à entrevista que a organização do evento deu às principais cadeias internacionais de televisão, tais como Eurosport, ZDF, CNN, Motors TV, etc. Vamos transcrever algumas das respostas da organização aos jornalistas a fim de esclarecer todas as dúvidas dos potenciais participantes.


- Mas o que é afinal o País Dekarta?


- O País Dekarta é um evento não desportivo que tem como principal objectivo o Andar de Moto. A ideia surgiu depois de um dos organizadores “quase” ter feito 1000 Km para ir ver o Mais Curto Rally do Mundo: o DAKAR! Que teve a incrível extensão de 500 metros (CCB – Mosteiro dos Jerónimos), mas foi o único em que todos os participantes terminaram. Ora se uma organização com todos aqueles meios consegue fazer uma prova daquela envergadura o MC Porto decidiu organizar um evento mais adaptado à sua dimensão e como tal o percurso terá apenas 500 Km! E daí o nome ser uma brincadeira com o nome do falecido Paris-Dakar.


- E como se desenrolará o evento?


- É muito simples! Cada participante terá que vir equipado com: Mapa de Estradas de Portugal (não precisa ser o mais recente), máquina fotográfica digital e muita vontade para andar de moto. Antes da partida a organização fornecerá a cada um a lista com os PPO’s (Ponto de Passagem Obrigatória) e de 30 em 30s partirão duas motos apenas para que não se gere muita confusão nas estradas. Os participantes apenas terão que consultar o mapa e descobrir onde fica o próximo PPO e tal como aqueles desenhos por pontos da nossa infância, vão ter que unir todos os pontos pela ordem correcta para completar o percurso. A gestão do tempo e andamento será feita por cada um, assim como o local e o cardápio do almoço.


- Mas como será feito o controlo de passagem pelos vários PPO’s? Não poderão os participantes utilizar as vias rápidas para poupar tempo?


- Os PPO’s foram escolhidos de modo a que para lá passar o participante seja obrigado a circular por estradas secundárias pois a componente paisagística é também muito importante. Quanto ao controlo das passagens, aqui entra em cena a máquina fotográfica, o participante terá que fotografar a Placa Toponímica (nome da localidade) com a moto ao lado e de modo a ver-se a matrícula. Podendo assim a organização facilmente avaliar se este cumpriu o percurso na sua totalidade.


- Mas porquê a um domingo e em Agosto que é um mês tão quente?


- Muito simples o Moto Clube do Porto é conhecido pelo rigor que coloca em todas as suas organizações, portanto o ser em Agosto deve-se ao facto de tentarmos recriar o mais fielmente possível as temperaturas que os pilotos do Dakar suportam durante a prova. O ser a um domingo é pelo mesmo motivo! É do conhecimento geral que as dunas mudam de forma e de localização por acção dos ventos. Como o percurso será todo em asfalto e na impossibilidade de criar dunas artificiais, decidimos utilizar em sua substituição os automóveis dos nossos emigrantes e domingueiros que nesta altura povoam as nossas estradas que, tal como as dunas, se movem, mudam de forma e são obstáculos muito difíceis de transpôr. Daí o aviso para que todos tenham muita atenção e sejam comedidos nas “ultrapassagens dos obstáculos”.


- E qual será o percurso?


- Este só será totalmente revelado na altura da partida mas podemos adiantar que a partida será da sede da organização e atravessará as regiões do Douro, Douro Internacional e Trás os Montes que possuem excelentes estradas para rolar de moto e paisagens fabulosas.


- Qual será o horário oficial, valor das inscrições, e onde obter mais informações?


- Todas estas e outras informações importantes serão afixadas no Quadro Oficial de Avisos no clube e no site, ou contactem o organizador Nuno Feliz: nunofeliz@motoclubedoporto.pt ou 966 290 543.

O valor das inscrições será de 10 € para sócios e 15 € para não sócios.

Quanto aos horários estes serão:

07:00h – Recepção aos participantes e abertura do secretariado, na sede do clube.

07:45h - Brieffing aos participantes.

08:00 - Saída das primeiras duas motos. As equipas são de uma só moto.

19:00 - Chegada dos primeiros participantes.

- Confirmação das fotos

- Jantarada convívio
É com alguma pena que eu não irei participar neste 1º País Dekarta - Alto Douro e Trás-os-Montes pois é um evento ao meu gosto, mas por estar na 70ª Volta a Portugal edp não vai ser possivel participar.

2 comentários:

Unknown disse...

Penso que a sua descrição do 1.º Dekarta não corresponde exactamente ao formato final da prova que se irá desenrolar dias 10 e 11 de Outubro, mas dada a data do post é natural que tenha sofrido alterações relativamente à sua fórmula inicial mas o que importa é que é já no próximo fds e faça chuva ou faça sol, lá estarei.

Paulo Sousa disse...

Viva Ricardo,

Este passeio foi exactamente assim que decorreu e foi em Agosto.

O que vai acontecer no proximo fim-de-semana é o Dakarta TT, ou seja, a "confusão" vem da falta do TT no nome do evento.

Em principio também irei, contudo como estou neste momento acamado com gripe será mais uma de vamos indo e vamos vendo.

Bom passeio.