06/08/08

Espirito "Motard", o que é isso?

Fonte da fotografia: http://anatomias.mediasmile.net/motard.jpg

Bem começa logo pela palavra “motard” que eu pura e simplesmente detesto, aliás, essa palavra está riscada do meu dicionário!!!

Contudo nunca senti esse espírito que tanta gente apregoa.

Para mim a mota é um veículo que me é útil pela sua versatilidade e pouco mais…

Confessem, se não houvesse problemas de trânsito, problemas de estacionamento, etc., etc., quantos é que andavam de mota?

Confessem também, não é mais agradável ir de carro com o ar condicionado ligado? Claro que é.

Outros também optam pela mota por ser mais barato a aquisição, ou seja, para se ter um carro com as mesmas características (perfomances) de uma mota quantos euros seriam necessários?

Bem, muitos como só andam de mota ao fim-de-semana e por vezes até com pouca regularidade, nesses casos então entendo que seja necessário apelar ao espírito “motard” para justificarem a compra da mota.

No caso de muitos proprietários da marca BMW (e outras tipo GoldWing, Harley, Ducati) é também uma questão de estatuto…

E pronto, como acordei mal disposto hoje vou estar “virado a norte” como se costuma dizer.

Bem, pensando melhor, espírito motard é a sensação de liberdade que uma mota nos pode proporcionar, poder vestir uns coletes de couro preto, apanhar umas bebedeiras numa qualquer Concentração Motard e ninguém nos reconhecer e depois na segunda-feira de manhã voltar a colocar a gravata e ser-mos os senhores tal e coisa. Espirito motard é também poder andar muito depressa, desrespeitar o próximo cometendo as maiores atrocidades possíveis, pois como o capacete esconde a cara e a matricula até vai tapada muitas das vezes, ninguém é reconhecido.

Pode-se andar muito depressa mesmo, mas respeitando os outros utentes da estrada, como por exemplo não ultrapassar de imediato em terceira fila, chegar a uma portagem e aguardar pela sua vez sem se colocar á frente dos que já estão á espera para pagar, etc., etc., etc.

Nesta coisa de nomes como Motard, Motoqueiro, Motoclista, etc., etc. eu considero-me um motociclista (ver definições no final) que por sinal é até a definição da nossa língua, mas a querer-se um peregrinismo eu opto pelo Motoqueiro e com toda a conotação que lhe queiram atribuir.
Bem e antes que me esqueça, espírito motard para muitos é também solidariedade entre Motards (azar, eu sou motociclista...), é quando se cruzam pessoas que se fazem transportar em motociclos fazer um gesto com os dedos em forma de “V” é quando se vê algum outro Motard parado na berma parar e ver se necessita de algo, ou melhor, andar sempre e fazer de conta que não o vêm* (o que vale é que hoje em dia quase toda a gente tem assistência em viagem), é também quando algum cai outro ir logo a correr retirar-lhe o capacete mesmo sabendo que isso é a ultima coisa a fazer, enfim…, ou ainda ir ao domingo de manhã a Vila do Conde/Cabo da Roca/etc., dizer que deu 300km/h mas que na curva teve que travar a fundo porque a suspensão coisa e tal (nunca se diz que não se sabe conduzir, a culpa é sempre do meterial) ou porque os pneus não estão na pressão correcta, enfim desculpas...


*ou melhor, vêm, mas como o capacete está no chão pousado é sinal que quem está parado não necessita de nada.


Bem, depois há aqueles que se dedicam ao mototurismo e aí o discurso muda completamente de figura, sendo o oposto do que acabei de escrever.

E pronto, vai ser desta que me vão crucificar!!!

Definições:
Motociclista
: pessoa que conduz uma motocicleta.
Motocicleta: motociclo de duas rodas que é um veículo motorizado, geralmente com duas rodas, sem pedais e com cilindrada superior a 50 cm3.
Concentração: reunião de muitas pessoas ou coisas num ponto.

5 comentários:

Motards d'Almada Velha disse...

Oi, pois é Paulão, crucificar, isso é o que tu pretendes fazer à nossa comunidade acho que andas errado nesta vida, pois não fazes a mínima ideia do que é o espírito Motard, comentas de uma maneira rude a forma de estar e de viver dos outros, não sei se tens algum trauma, mas noutra encarnação devias de ter pertencido à inquisição ou algo parecido.

E deves ser brasileiro, “sem querer ofender o Povo brasileiro”, digo isto porque o termo Motoqueiro é Brasileiro e “PQTP”, um gajo que aluga motos a falar da maneira que falas devias é de andar a vender pensos rápidos, mas de chinelos e não de Moto.

Referes que o pessoal vira a cara quando tem um colega em apuros??? Essa atitude deve ser tua, eu já fui auxiliado na estrada, por uma carro, o condutor era Motard, e também fui por uma moto, já parei “n” vezes e já vi pararem, mas no teu planeta julgas as pessoas ao molho, tal como a tua opinião sobre as concentrações, um local de convívio, descontracção e prazer.

Alugas motos, provavelmente já as alugaste a inexperientes, isso é que se chama de aluguer de caixões de duas rodas, e provavelmente motos que nem estão em condições de circular.

O mau dos blogs é que todo o cérebro seco pode escrever o que bem entende, falar tretas irresponsáveis.

Cancela o blog, pois não sabes mesmo o que falas, e nem mota devias de ter, pois a nossa comunidade, à qual tu não pertences não precisa de estafermos que nada sabem da vida.

Senti-me decepcionado com o teu blog, e vou publicitá-lo tal como tu pretendes, sei que não vais publicar este texto, mas eu irei faze-lo por ti.


Más curvas ò lambretas.
parecido

Paulo Sousa disse...

Caro Motards d’Almada Velha,

Apesar de pensares que não iria publicar o teu comentário ele está já publicado pois dou liberdade de comentarem o que escrevo.

Quanto ao facto de publicitares o blog, agradeço o teu cuidado e preocupação, mas não percas tempo pois gajos como tu são perfeitamente dispensáveis no meu espaço.

Quanto ao alugar motas só um pequeno reparo, eu não alugo motas!!!
O que eu faço é serviço de aluguer de moto com condutor para comunicação social, mas tão limitado como aparentas ser não deves saber o que isso é…, digo eu não sei se calhar até sabes.

Eu não sou cobarde como tu, pois eu dou a cara pelo que escrevo ao contrario de ti que te escondes atrás de um pseudónimo qualquer…

Como eu não quero o teu mal, ao contrário de ti em relação a mim, desejo-te boas curvas e não te esqueças de uma coisa muito importante, é que no final de uma recta está sempre uma curva.

Como eu passo muito tempo em Lisboa quem sabe se eu numa destas quartas-feiras não apareço aí pelo Largo do Tribunal para me pagares uma imperial?

Paulo disse...

Para o Paulão
Essa do Espírito Motard também me leva a algumas interrogações e considerações.
Espirito Motard.... será que é um culto? Uma Seita? Hummm.
Será que um grupo de pessoas que gosta de cromos tem Espírito "Cromista"? Hummm.
Ou será apenas um cromo?
Será que eu tenho Espirito Motard por passar por alguém com dificuladades na mota e parar para ajudar?
E se for um Carro?
Se calhar não páro. Não tenho Espirito Carrista
E se cair a pé?
Porra que chatice, não é de Mota, agora que eu queria mostrar o meu Espirito Motard nao é que o artista caiu a andar a pé.
Tenho seis motas na garagem. Jã pensei devolve-las..... Vinham descartadas de Espirito Motard. Já reclamei diga-se.
Também já fui a concentrações a ver se o apanhava. Mas não. Só apanhei uma dor de cabeça da bejeca que bebi, e um banho de Mis... vou dizer em Portugês... camisola molhada, que até é bastante giro, mas como já dizia meu Avô tanto do mesmo enjoa. Deixei de ir. Mas..... Já que não vou, vou ao menos ler as revista da especialidade. Vi as fotos um ano seguido. Eh pá olha o mesmo copo, a mesma camisola. olha as Divine, os Xutos, a mesma mota que eu vi no concurso, o Zé, a Maria, porque não fui? Estão tão divertidos. Que chatice.
Como faço?
Com as pessoas de bem (felizmente a maioria, e digo isto convicto, não é ironia) não apanhei o tal Espirito talvez me deva juntar á minoria. Vai daí tiro a Via Verde, tapo a matricula, fujo nas bombas de gasolina, meto um escape maluco para acordar os vizinhos e penso porra isto é um engano, isto não é de certeza o espirito motard (letra pequenina).
E pensando nisto páro no café da aldeia e encontro o Sr. Joaquim, 70 anos.
-Sr. Paulo a chover veio de mota. - pergunta-me ele.
- É vim. O Sr. também, vi lá fora a Zundap.
-Como sabe eu tenho um bom carro.
-Sei Sr. Joaquim.
-Mas quem me tira a mota desde á 50 anos, tira-me tudo.
E eu pensei...... que Espírito!
Olha encontrei-o.
Afinal não é um culto, ou uma seita. è apenas ter o prazer de disfrutar uma mota.
Já o tenho desde os dez e nao sabia

PAPAGAIO disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Paulo Sousa disse...

O utilizador “papagaio” aparece como não identificável pelo que a seu comentário não foi publicado por conter linguagem por mim considerada como obscena e insultuosa, assim como também ser eu o responsável por todos os conteúdos deste blog.

Caso pretenda ver aqui publicado o seu comentário é muito simples, pode manter integralmente o conteúdo, mas terá de retirar a dita linguagem e deixar de ser “anónimo”.

Agradeço e retribuo os elogios efectuados à minha pessoa e um bem-haja para si também.