24/08/08

ELEIÇÕES na UVP-FPC (01)

De acordo com o que está no sítio na Internet da U.V.P./F.P.C., irão haver no próximo dia 04 de Outubro eleições para os corpos sociais da Federação Portuguesa de Ciclismo para o próximo ciclo olímpico.

Está na altura de quem tem contestado o trabalho dos actuais dirigentes federativos aparecer com uma lista alternativa ou então ficar calado durante os próximos quatro anos.

Havendo mais do que uma lista, sou de opinião que os diversos associados com direito a voto auscultem (ouvir a opinião) os seus representados.

Os filiados que não se revejam nos seus representantes (associações) podem também votar directamente solicitando antecipadamente os votos a que tenham direito.

Obviamente que o processo eleitoral será regido pelos Estatutos da UVP/FPC, sendo que os mesmos estão disponíveis para consulta no sítio da Internet da Federação assim como também a respectiva convocatória para as eleições onde consta a distribuição dos votos.

Pessoalmente sou a favor da continuidade dos actuais órgãos sociais, contudo não quero com isto dizer que esteja plenamente de acordo com tudo o que fizeram ao longo destes quatro anos sendo vários os pontos em desacordo, mas globalmente entendo que o trabalho foi positivo, sendo certo também que ainda há muito trabalho para se fazer.

São controversos os momentos que se vivem actualmente no nosso ciclismo como por exemplo o doping, a proliferação de provas piratas nas várias vertentes do BTT, o Ciclismo para todos (Cicloturismo) também carece de algum controlo federativo e onde me parece que a Federação tem falhado (inclusivamente existe uma outra Federação que eu meu entender não é legitima mas eu não sou jurista...).
A requalificação dos diversos agentes de Ciclismo também é necessária, assim como também fazer com que os diversos organizadores cumpram os respectivos cadernos de encargos (sobretudo os logísticos pois os financeiros vão sendo minimamente cumpridos).

Apesar do actual sítio na Internet da U.V.P./F.P.C. ter melhorado imenso nestes dois últimos anos, sou também de opinião que no próximo ciclo olímpico a Federação deva criar uma base informática em que estejam interligadas as diversas Associações Regionais e onde também fiquem disponíveis na hora as classificações das diversas corridas que se vão fazendo por todo o pais (um computador portátil e uma placa de ligação á Internet nos dias de hoje tem um custo irrisório, haja pois vontade).

Com a plataforma informática que atrás mencionei poderá também ser criada uma base de dados sobre a Comunicação Social regional e nacional enviando sistematicamente os chamados “press release” anunciado a realização das provas e posteriormente os resultados juntamente com duas ou três fotografias.

E pronto termino este texto ao estilo dos casamentos, ou seja, “quem tem alguma coisa contra que o diga agora ou então que se cale… nos proximos quatro anos
.
.
Relembro também que convém não esquecer que este ano haverão ainda eleições para as diversas Associações Regionais de ciclismo, em processo autónomo claro está e com calendarização diferente.

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá Paulo,

Aceitarás que diga surpreender-me este teu texto.
Por um lado ao constatar que sentes a necessidade, porventura urgente, de expressar a tua “tendência” eleitoral e, por outro, ao denotares muitas preocupações … como, por exemplo, ao parecer fazer crer que o universo eleitoral da FPC ignora os regulamentos.
Sabes muito bem (até melhor do que eu) que clubes, dirigentes, corredores, etc., conhecem perfeitamente os regulamentos pois, caso contrário, não seriam tão eficazes em contorná-los.
Sei que o actual presidente da FPC se vai recandidatar (confirmou-me pessoalmente) mas desconheço a sua equipa e o seu projecto. Aliás, duvido mesmo que tenha projecto … E não te imaginava tão afoito a declarar apoios em branco, a mesmo que conheças ou estejas directamente envolvido “na coisa” e não a pretendas tornar pública. Espero, isso sim, que não te arrependas embora não venha mal ao mundo se isso acontecer :)
Surpreende-me também que defendas posturas que acho pouco compatíveis com os princípios democráticos, nomeadamente, ao pretenderes silenciar críticas e opiniões contrárias aos “regimes” instituídos, mesmo que isso possa ter sido escrito com sentido ironia.
Obviamente que o blogue é teu e fazes dele o que muito bem entenderes. E a opinião que aqui expresso é minha.

1Abraço,
JLR

Paulo Sousa disse...

Caro Zé Luís,

Efectivamente não me admira que fiques admirado com este meu texto. Ao longo destes anos temos falado muito sobre a direcção da Federação da qual eu tenho sido bastante contestatário, onde têm sido muitos os pontos em que estou completamente em desacordo, como por exemplo no problema do Póvoa Cycling Clube, no não cumprimento de algumas regras em provas, nomeação de comissários, retirada do pagamento dos prémios á APCP, o problema com a Associação de Vila Real, etc., etc., etc.

Mas uma coisa é certa, até ao momento ainda não vi nenhum projecto alternativo credível e olha que ao longo do ano já foram três os nomes que me apontaram como possíveis candidatos.

Bem, também não conheço qual o projecto que o Dr. Artur Moreira Lopes vai propor, assim como também nem sei quem irá ser o elenco que irá estar com ele no próximo ciclo olímpico. Eu também não estou a apoiar “cegamente” o possível projecto e repara até ao momento…

Tal como escrevi, se aparecer uma outra lista em que eu confie nas pessoas e que o seu projecto seja credível eu não terei qualquer problema em mudar de opinião.

Contudo e se não aparecer nenhuma outra lista a votos, aqueles que não estejam de acordo com a lista que se vai propor a votos pode sempre votar em branco (abstendo-se) mostrando assim o seu descontentamento.

Muito pessoalmente e devido ás minhas funções no Ciclismo há duas Associações que me representam (ANAC e ACP) e até ao momento não me parece que tenham feito alguma coisa para saberem a minha e dos seus restantes representados opinião sobre isto, bem, também foi como escrevi um pouco mais atrás, ainda não apareceu nenhuma alternativa…

Quanto ao Blog ser meu, é um facto, mas está aberto a outros desde que o façam dentro das regras do bom senso e educação como é o teu caso.

Um abraço