25/06/07

XXI Volta Dolce Vita Douro (Trás-os-Montes)

O jantar de despedida...


Um dos comissários mota.

O João Cabreira logo após o risco de meta... recordo que ele andou praticamente toda a etapa fugido com o Andre Vital, tendo o André descolado só nos ultimos quilometros (reparem na expressão da cara do corredor).

A fuga do dia durante a 3ª etapa.

A 1ª subida do dia (na 3º etapa) logo ao quilometro 10... só para ficarem com uma ideia do que é a Volta a Trás-os-Montes.

E já imaginaram uma das etapas da Volta a Portugal por estas paragens?

Durante a cerimonia protucular no final da 1ªetapa em Bragança...

O corredor é o Fernando Torres (http://www.ftorresmartin.com/)



Aproveito para citar o Carlos Nogueira que foi um dos comissários presentes na prova, aliás, salvo erro esta já é a 4ªVolta que faz...



"Do ponto de vista organizativo, foi de longe a melhor Volta a Trás-os-Montes e Alto Douro, neste momento esta prova está num patamar que não fica a dever a outras provas 2.12 , pelo contrário tem potencialidades que mais nenhuma prova tem.Em relação ao ponto de vista competitivo, de facto aquela fuga matou um pouco a corrida, mas a verdade foi que houve luta sempre até aos ultimos metros do prémio e nenhuma classificação estava definida até à entrada da ultima etapa.Foi das provas mais espectaculares deste ano, a ultima etapa foi um exemplo de que ciclismo espectaculo não é apenas na Volta a Portugal e aquela gente toda que estava ao longo da subida também de certeza que não se arrependeu de se ter deslocado até lá.É verdade que termos de divulgação da prova há que fazer mais, penso que no proximo ano passará por ai o sucesso da prova até porque agora estão criadas as bases para que esta prova possa ser uma prova de grande qualidade e interessante para as equipas, na minha opinião é a unica prova em crescimento e evolução em Portugal.Ainda em relação à coberutra a prova até teve uma cobertura regional bastante aceitavel...pena é que esta prova ainda continua a ser vista de forma errada e acabando por ser prejudicada em termos de interesse."



Em complemento penso que esta prova teria muito mais a ganhar se se realiza-se mais cedo, pessoalmente apostaria em Maio devido ao clima da região, apesar de a maioria dos intervenientes preferisse Março ou Abril.

O mes de Junho está muito sobrecarregado com provas por etapas, foi o Sotovanto, Abimota, CTT, Trás-os.Montes a ainda os Nacionais... Está certo que para Maio estava prevista a Volta ao Minho mas será de repensar o calendário.
Bem, já se houve uns zuns zuns que muito provavelmente a Volta a Trás-os-Montes deixará num futuro proximo de ter o formato actual (4 dias) para começar a ter uma semana e ser sim chamar-se-á "Semana Transmontana".