08/05/09

Pedro Gomes

Pedro Gomes nasceu a 1 de Agosto de 1970 na freguesia de Salvador do Monte, concelho de Amarante, onde veio a falecer no dia 31 de Março de 2002.

Durante a sua curta vida granjeou a amizade, a admiração e o respeito daqueles que tiveram o privilégio de com ele conviver, pela sua simplicidade, humildade e jovialidade, pela completa abertura de alma ao próximo independentemente da sua condição social ou intelectual, pela sua rectidão e nobreza de carácter.

Foi crescendo na idade e na sabedoria, orientando sempre a sua existência com base em valores que o permitissem enriquecer humana e espiritualmente, demonstrando sempre uma disponibilidade invulgar para ajudar os outros, para praticar o bem.

Se como homem foi um ser ímpar, como atleta é um exemplo a seguir. Entendendo o desporto como um complemento para o espírito, seguidor do lema “alma sã em corpo são” e possuidor de capacidades físicas invejáveis, praticou várias modalidades amadoras, mas foi no ciclismo na vertente de BTT que mais se evidenciou, sendo o principal impulsionador desta modalidade no concelho de Amarante.

A este facto não será alheio o profundo respeito que nutria pelo meio ambiente e pela natureza, da qual era um defensor intransigente. Na prática desta vertente ciclistica semeou os valores de solidariedade, companheirismo, amizade e amor fraternal, demonstrando assim que o desporto une e não separa, aproxima e não afasta, devendo ser encarado como uma celebração e hino à Vida.

Com a atribuição da Camisola da Juventude tenta-se assim prestar uma singela homenagem a este grande Homem que tantas saudades deixou.

Sem comentários: