14/07/10

Joaquim Gomes: "Assegurar o futuro da Volta"

Interessante uma entrevista de Joaquim Gomes (Director Técnico da Volta a Portugal em Bicicleta) sobre o futuro da “Volta”. A entrevista pode ser lida integralmente em:
Consumer Site - CICLISMO - Joaquim Gomes: "Assegurar o futuro da Volta"

Contudo transcrevo parcialmente a entrevista:

Questionado sobre que Volta pode Portugal esperar no futuro, Joaquim Gomes é cauteloso: "Trata-se de um tema delicado, tanto na perspectiva do organizador, como do ponto de vista de alguém que correu 18 Voltas a Portugal. Acima de tudo é uma responsabilidade enorme pensar no futuro de um evento que tem mais de oitenta anos de história, mas creio que o caminho a seguir é aquele que vamos tentar colocar em prática em conjunto com a Federação Portuguesa de Ciclismo e com as equipas nacionais e que passa por criar uma espécie de Liga do Ciclismo".”.

Sendo público que a PAD/JLS tem a concessão da organização da "Volta" até 2013 inclusivé, será que ela vai abdicar da continuidade da organização da "Volta"?
.
Criar uma "Espécie de Liga de Clubes" quando já se fala que será praticamente certo que das cinco equipas existentes três irão acabar? (bem, há uma nova que irá aparecer)
.
"Espécie de Liga de Clubes" quando nem sequer uma associação conseguem criar/manter?
.
Como eu gostaria de poder comentar pormenorizadamente esta parte da entrevista, mas…, o meu bom senso tem que prevalecer sobre o “irracional”, mas também de nada serviria pois também mais não sei...
.
Mas só já faltam dois anos para..., ou será que já falta menos?

2 comentários:

www.ligue-ce.com.br - ToméPhoto disse...

Olhando deste lado do Atlantico dá para ver bem que os pequenos males que o ciclismo enfrentava quando eu por ai andava cresceram e se tornaram nim cancro que matará o ciclismo profissional tal como o conhecemos.
Mas isso já nós sabiamos quando conversavamos nas horas vagas entre duas etapas,todos sabiamos,muitos tentaram fazer alguma coisa,todos falharam e agora chorem que a festa está prestes a acabar...

Um abraço

Tomé Gomes

Paulo Sousa disse...

Pois é Tomé e essas conversas foram já em 2003 e 2004...

A consciência não me pesa pois tentei fazer a minha parte, remei contra a maré não me conformando em ser mais um “yes men”. Resultado: Estou na prateleira da Ciclismo o que em termos pessoais até está a ser muito bom pois agora tenho tempo para ir ao parque com o meu filho, participar activamente na sua educação, etc., etc. Até na minha actividade profissional as coisas melhoraram bastante, como eu agradeço estar “na prateleira”.

Infelizmente para o Ciclismo o tempo está-me a dar razão.

Mas quando o processo do Póvoa Cycling Clube estiver terminado (ainda vai demorar mais alguns anos, sim é verdade!) já os actuais dirigentes do nosso ciclismo estarão fora e a culpa irá ser na altura apontada aos profissionais que em 2008 se viram forçadamente afastados da modalidade e como atrás escrevi, os que na altura tomaram as decisões que todos sabemos que foram tomadas estarão na “esplanada” confortavelmente. É caso para dizer “quem vier atrás que feche a porta”.