12/04/12

IV Grande Prémio Liberty Seguros

Apesar de eu ter sido compelido a afastar-me da modalidade que tanto gosto no final de Junho 2009 (após a realização dos Campeonatos Nacionais) e de praticamente nada escrever desde essa altura não tenho obviamente deixado de acompanhar o que se passa.

Assim sendo e até porque dentro de dias vai para a estrada o IV Grande Prémio Liberty Seguros numa organização do Boavista Ciclismo Clube que, salvo melhor opinião lhe irá dar mais alguma qualidade ao não disputar-se exclusivamente em circuitos, há que relembrar que o nosso Ciclismo na vertente "Estrada" Profissional e Sub 23 está mesmo muito mal.

Mas, sim, como tudo na vida há sempre uma “mas”, cá está mais uma corrida a "espoliar" o Ciclismo, ou seja, repito mérito ao Boavista C.C. que soube aproveitar uma oportunidade para organizar (com custos aparentemente reduzidos) uma corrida por etapas, mas "espoliar" o Ciclismo pela incapacidade da PAD/João Lagos Sport (com a conivência da U.V.P./F.P.C.) não conseguir cumprir o contrato que tem pela cedência da organização da Volta a Portugal. Alguém se lembra da quantidade de dias de corrida que a PAD organizou por exemplo nos anos 2000, 2001, 2002 e 2003? A partir daqui foi sempre a diminuir e além de ter diminuído drasticamente o número de provas após 2009 as poucas que organiza são inclusivamente de qualidade reduzida e transformadas em circuitos. Seja como for, repito, parabéns ao Boavista Ciclismo Clube nas pessoas do Prof. José Santos e Inspector Tavares Rijo.
Em relação aos “Profissionais” ainda se lembram da quantidade de provas organizadas pela PAD em 2006, 2007? Comparem com as actuais…

E a Volta a Portugal, não será altura de repensar os moldes em que a mesma vai para a estrada? Porque não retira-la do calendário internacional e permitir a participação das Equipas de Clube (vulgarmente conhecidas como sub 23) e aumentar a volta para 15 dias de corrida efectivos (que com os dois dias de descanso dá quase tres semanas de prova)?

Sim, é que para trazer equipas estrangeiras como nos dois últimos anos é melhor repensar, digo eu, não sei…

Bem, este ano haverá eleições para a Federação Portuguesa de Ciclismo será que algo irá mudar ou será que a apatia irá continuar? Eu quase que aposto que sim… e mais não digo porque também não sei.

Sem comentários: