18/02/13

Pai, posso pedir-te emprestado 10 euros?


Este é um pequeno texto que recebi, em forma de parábola, via correio electrónico e que decidi partilha-lo.

É destinado a todos aqueles “workaholic” independentemente do motivo de o ser. A vida são dois dias e um já passou pelo que temos de agarrar o nosso tempo e passá-lo com as pessoas que são mais próximas e com quem nós realmente poderemos contar sempre na vida.

Se morreres amanhã, a empresa onde trabalhas pode facilmente substituir-te numa questão de horas. Mas a família e os amigos (sim, mas os verdadeiros) que deixamos para trás vão sentir a nossa perda para o resto das suas vidas.

Pai, posso pedir-te emprestado 10 euros?

Um homem chegou a casa do trabalho, cansado e irritado, quando encontrou o seu filho à espera na porta.

Filho: Papá, posso fazer-te uma pergunta?

Pai: Claro que sim, o que foi?

Filho: Papá, quando ganhas por cada hora no teu trabalho?

Pai: Não tens nada a ver com isso. Porque é que perguntas uma coisa dessas?

Filho: Apenas quero saber. Diz-me por favor quanto ganhas por hora no teu trabalho?

Pai: Já que queres saber ganho 20 euros por hora.

Filho: Oh! - respondeu a criança, cabisbaixo

Filho: Papá, posso pedir-te emprestado 10 euros?

Agora, o homem estava furioso - Se a única razão pela qual tu perguntaste isso foi para te emprestar dinheiro para comprar um brinquedo qualquer sem jeito nenhum, vai já imediatamente à minha frente para o teu quarto e vai para a cama. Pensa porque és tão egoísta! Eu não ando a trabalhar todos os dias para estas palermices!

A criança foi silenciosamente para o seu quarto e fechou a porta.

O homem sentou-se e começou a ficar ainda mais chateado com as perguntas do seu filho. Como é que ele se atreve a perguntar aquelas coisas apenas para ter algum dinheiro?!

Meia hora depois, o homem acalmou e começou a pensar:

Talvez exista alguma coisa que ele queira comprar com os 10 euros e já que ele não me pede dinheiro tantas vezes, o homem dirigiu-se à porta do quarto do seu filho e abriu a porta.

Pai: Estás a dormir?

Filho: Não papá, estou acordado.

Pai: Estive a pensar e acho que fui muito duro contigo. Foi um dia grande de trabalho e descarreguei em cima de ti. Aqui está a nota de 10 euros que me pediste.

A criança sentou-se na cama a sorrir e disse: Oh papá! Muito obrigado!

Depois, levantou a almofada e tirou duas notas de cinco euros amarrotadas.

O homem viu que a criança tinha dinheiro e começou a ficar novamente chateado.

A criança começou a contar o dinheiro e depois olhou para o seu pai.

Pai: Porque é que que queres mais dinheiro se já tens algum?

Filho: Porque não tinha suficiente, mas agora já tenho.

Filho: Papá, agora tenho 20 euros. Posso comprar uma hora do teu tempo? Anda para casa amanhã mais cedo. Adorava jantar contigo.

O pai ficou completamente emocionado. Abraçou o seu filho e pediu-lhe desculpa.

Pessoalmente já revi há algum tempo as minhas prioridades na vida e concordo a 100% com esta parábola, embora com esforço, quando queremos, conseguimos arranjar sempre tempo para tudo.

Assim relembro, se morreres amanhã, a empresa onde trabalhas, ou os “amigos” com quem perdes tempo podem facilmente substituir-te numa questão de horas. Mas a família e os amigos (sim, mas os verdadeiros amigos) que deixamos para trás vão sentir a nossa perda para o resto das suas vidas.

Sem comentários: