01/12/09

Selecção sub-23 na Volta a Portugal em Bicicleta?

Não, não quero ser mau agoiro até porque sou de opinião favorável a que na Volta a Portugal em Bicicleta (2.1) participe uma selecção de Sub 23.

Em primeiro lugar há que garantir que essa selecção será feita exclusivamente com corredores Sub 23 oriundos das Equipas de Clube.

Pessoalmente penso que será aqui que se começam a levantar alguns problemas, ou seja, poderão existir conflitos de interesse entre os objectivos da Equipa de Clube do corredor e o próprio corredor. Convém não esquecer que entre a Volta a Portugal do Futuro (2.13) e a Volta a Portugal em Bicicleta (2.1) haverá somente uma diferença de só dez dias, ou seja, serão seleccionados corredores que participem na Volta a Portugal do Futuro (2.13) ou serão outros? Havendo corredores que sabendo antemão que vão ser seleccionados para participarem na Portugal em Bicicleta (2.1) poderão eventualmente não se empenharem a 100% na Volta a Portugal do Futuro (2.13) para se reservarem para a outra Volta que além de mais mediática terá os olhos das equipas profissionais Portuguesas e estrangeiras podendo assim eventualmente arranjarem um contrato profissional. Por outro lado e partindo do principio que esses mesmos corredores se vão empenhar a 100% na Volta a Portugal do Futuro (2.13) em que condição física se irão apresentar na Portugal em Bicicleta (2.1)? Na melhor forma não me parece…
Outra questão será, se não utilizarem os corredores que vão estar ao serviço das suas equipas na Volta a Portugal do Futuro (2.13) vão restar os que estarão em pior forma e/ou sejam mais fracos e assim sendo que desempenho irão ter na prova principal do calendário velocipédico nacional?
Outra questão ainda será com que equipamento irão esses corredores participar, ou seja, vão andar as Equipas de Clube durante a época a investir na formação e preparação dos corredores para depois vir a selecção nacional recolher os frutos desse investimento das Equipas de Clube. OK OK OK, já sei que tudo indica que muito provavelmente poderão alinhar com os calções da sua equipa de origem, mas…

Enfim, lá venho eu com mais um texto pessimista numa aparente boa iniciativa da U.V.P./F.P.C., mas ressalvo, se for para a frente será uma excelente iniciativa desde que os interesses de todos os intervenientes sejam devidamente salvaguardados.

Sem comentários: