17/03/10

Clássica da Primavera



"Aires Pereira, vereador do Pelouro do Desporto e vice-presidente da Câmara Municipal, reafirmou o que tem sido a linha condutora do município, investir em eventos que tragam pessoas para a cidade. “Esta altura do ano é muito importante para nós, pois estamos em época baixa, e todas as competições que têm acontecido na Póvoa são uma mais-valia para a economia local”, sublinhou o autarca.

A organização, a cargo do Centro Desportivo e Cultural de Navais e da Câmara Municipal, teve, nesta edição, outra preocupação: afastar o trajecto da cidade, de maneira a salvaguardar a circulação rodoviária. A este respeito, Aires Pereira preveniu e pediu a compreensão da população na altura da partida e da chegada (ambas vão acontecer junto à Esplanada do carvalhido), pois será somente nesta ocasião que o trânsito estará condicionado. Para o autarca, ambas as iniciativas divulgam o ciclismo e chamam a atenção de todos para a utilização da bicicleta como meio de transporte.

José Alberto Silva, do Centro Desportivo e Cultural de Navais, lembrou que a associação, aquando da sua formação há 29 anos, tinha esta modalidade como uma das suas principais actividades. Agora que o Centro volta a contar com uma equipa de ciclismo, o desejo de voltar a ter campeões no grupo também cresce. Para isso, muito irão contribuir estes dois eventos. Na opinião de José Alberto Silva, tanto Ciclismo para todos como a Clássica da Primavera vão chamar muitos jovens para a prática deste desporto.

A mostrar o apoio de Navais para com estas duas iniciativas estava José Salgado Ribeiro, presidente da Junta de Freguesia, que afirmou que “a Junta estará sempre disposta a trabalhar com esta organização tão empenhada”.

Manuel Zeferino, também do Centro Desportivo e Cultural de Navais, explicou alguns pormenores dos dois eventos. Ciclismo para Todos vai acontecer no dia 20 de Março, com partida às 15h00, e destina-se, tal como o nome indica, a toda a população, de todas as idades. A prova irá permitir que os inscritos percorram metade do trajecto da Clássica da Primavera, cerca de 75 quilómetros. Nesta prova será permitido o recurso a dois tipos de bicicleta, montanha e estrada.

No dia 21 de Março estará na estrada a 16ª edição da Clássica da Primavera. A competição reúne, anualmente, os melhores ciclistas do país, sendo uma das mais antigas e duras provas do calendário ciclístico português, totalizando 150 quilómetros, obrigando a seis subidas ao Monte de São Félix e, ainda, percorrendo várias freguesias da Póvoa de Varzim. Todas as equipas profissionais de ciclismo vão competir, o que também inclui os poveiros João Cabreira, Bruno Lima e Mário Costa. A partida será dada às 11h00 junto à Esplanada do Carvalhido."
Fonte:
http://www.cm-pvarzim.pt/groups/staff/conteudo/noticias/fim-de-semana-dedicado-as-duas-rodas-na-povoa

Sem comentários: