09/08/09

Centro de Ciclismo de Loulé


…e por falar em vitorias, de referir que esta foi a primeira vitoria que o Centro de Ciclismo de Loulé obteve numa Volta a Portugal.

Breve resumo do Centro de Ciclismo de Loulé

Fundado em 13 de Dezembro de 1982, por um grupo de amigos amantes da modalidade, a actividade do Centro de Ciclismo de Loulé tem como principal objectivo, não deixar morrer a tradição louletana de décadas que é, e sempre será, o ciclismo de estrada (clássico).

Mas, recordando o desaparecimento da equipa profissional do Sport Clube Campinense e a inexistência, na época, da modalidade de ciclismo no Louletano Desportos Clube (até então o clube mais representativo no concelho de Loulé), fizeram com que cinco amigos, amantes da modalidade, respectivamente Álvaro Eusébio, Filipe José Perna Coelho, José Armando Viegas, Aurélio Custódio de Sousa e José Virgílio de Sousa, fundassem em 13 de Dezembro de 1982, o Centro de Ciclismo de Loulé (CCL).

Com o objectivo de não deixar morrer uma tradição louletana de décadas, que se considera ser o ciclismo clássico, a grande aposta do Centro de Ciclismo de Loulé incidiu, (com excepção do ano de 1987, quando formou a primeira equipa de profissionais com a qual participou na Volta a Portugal em Bicicleta), na formação.

No entanto, só em 2003 é que o CCL, mantendo a aposta na formação, avança para a criação da sua equipa profissional de ciclismo, equipa a que se propõe manter, e com a qual pretende tornar a guindar o concelho de Loulé ao mais alto nível na representação da região algarvia, através duma modalidade sui generis, que constitui a paixão de todos os louletanos.

O Centro de Ciclismo de Loulé é muitas vezes referido como o exemplo a seguir em Portugal na formação sendo inclusivamente a maior Escola de Ciclismo do país.

Conhecida ano após ano como a equipa com orçamento mais baixo no pelotão nacional, ora com mais dificuldades financeiras ou com menos ano após ano lá se vai mantendo na estrada a equipa profissional de ciclismo e hoje o Centro de Ciclismo de Loulé está de parabéns pois finalmente conseguiu ganhar uma etapa numa Volta a Portugal.

Em 2009 a equipa do Centro de Ciclismo de Loulé “coligou-se” com o Louletano e, com os patrocínios da autarquia e de Aquashow, promete “luta” na presente época velocipédica.
Seruca Emídio (Presidente da Câmara de Loulé), é claro, elogiou esta união de esforços e manifestou o seu agrado por “o clube, a cidade e o concelho estarem representados por uma equipa profissional na Volta a Portugal e nas grandes provas de ciclismo nacional, com muito sacrifício e empenho”. E, referindo-se ao «casamento» CCL/LDC, continuou: “Isto é o exemplo daquilo que eu defendo há muito tempo: a união de esforços, em vez da separação e divisão”.
Manuel Baptista, presidente do Centro de Ciclismo é a verdadeira “alma ciclista”, a quem se deve reconhecer o mérito de estar mesmo e só interessado no ciclismo, disse o que sente: que esta seja uma verdadeira equipa profissional, para “mostrar que Loulé é uma terra de ciclismo”.

Muito mais se poderia escrever sobre este clube, mas penso que o essencial já está.

1 comentário:

Maria João Gouveia disse...

Obrigado pelo historial ;)

Hoje já vais ter de alterar o texto, já lá vão duas!

Parabens à equipa, que tanto esforço tem feito para se manter na estrada e que grande brilharete está a fazer perante formações mais fortes.

Beijinho Paulo, e parabens por este teu cantinho