16/08/09

Leia das 125: Não vá de carro, vá de moto!

“Hoje foi finalmente publicado no Diário da República – 1ª Série, nº 156, o Decreto-Lei nº 78/2009, também conhecido por "Lei das 125", que vem permitir aos automobilistas com mais de 25 anos de idade, portadores de carta de condução de viaturas de categoria B (automóveis ligeiros), conduzir motociclos até 125 centímetros cúbicos de cilindrada e potência máxima de 11 kW (categoria A1).

Esta Lei, cuja publicação apenas peca por surgir tardiamente comparativamente aos nossos congéneres Europeus, será também e sem dúvida alguma, um sucesso no nosso País, atendendo aos benefícios que, de uma forma resumida, passo a elencar:
-O descongestionamento do trânsito nas grandes cidades e a correspondente redução de espaços de estacionamento necessários, visto que no lugar de um automóvel podem estacionar cerca de 5 motociclos;
-Um maior respeito pelo meio ambiente graças à redução substancial da poluição em resultado da baixa cilindrada e elevada sofisticação técnica dos motores dos actuais motociclos, assim como uma maior facilidade na gestão viária das cidades;
-Estudos já realizados comprovam que a troca do carro por uma moto, resultará numa poupança substancial, que poderá atingir os 300 euros mensais, não só pelo baixo consumo, custos de manutenção, seguro e imposto de circulação destes veículos (isento até 175 cc) mas, também, graças ao baixo investimento inicial para a sua aquisição, em média e apenas 3.000 euros, no caso de um motociclo novo. Um motociclo de 125cc a 4 tempos tem um consumo médio de 2 litros ao 100 kms, 3 a 5 vezes inferior aos automóveis. Só isto pode representar uma poupança mensal de 100 euros no consumo de combustíveis;

-A poupança não se mede só em dinheiro, mede-se também em tempo e paciência. É que a circulação de moto nas grandes cidades ou estradas congestionadas resultará numa redução significativa de tempo que os utentes deste meio de transporte irão sentir nas suas deslocações, graças à agilidade e facilidade de circulação e estacionamento destes veículos;
-Será uma boa oportunidade de negócio para os revendedores deste tipo de veículos e respectivos equipamentos, que tão difícil momento vêm atravessando.

É claro que muitos irão recear circular de moto pelo risco acrescido que poderá representar. É verdade, mas se estiver bem equipado – bom capacete, fato, luvas e botas – optar por uma condução defensiva e comparar a sinistralidade automóvel com a dos motociclos, verá que estes últimos, embora possam resultar em maiores danos físicos, acontecem substancialmente em menor número.

Outros, ainda, dirão que um carro pode transportar 5 pessoas enquanto a moto apenas 2. Mas já se deram ao trabalho de contar quantos carros circulam com a lotação completa?
As condições climatéricas, sobretudo no nosso País, de clima ameno, também não são problema. Ainda assim, e com um bom fato de chuva, chegamos ao destino totalmente secos.Só é pena que as autarquias do nosso País, sobretudo as maiores, como as de Lisboa e Porto, teimem em não facilitar a vida aos motociclistas, permitindo-os circular na faixa "bus", como acontece na maioria das grandes cidades europeias, não aumentem os lugares de estacionamento exclusivos para motos ou, ainda, não retirem das ruas da cidade os carris de eléctrico que já não estão a ser utilizados, pois constituem um perigo substancial para os motociclistas.

Ainda não está convencido a converter-se ao mundo das motos? Então, para comprovar que a sua qualidade de vida irá aumentar substancialmente ao aderir a este singular e agradável meio de transporte, multiplique por doze a poupança mensal obtida, acima referida, e verá que ainda poderá desfrutar de umas agradáveis férias de luxo nas Caraíbas ou outro qualquer destino turístico de qualidade!

Por fim quero deixar uma palavra muito especial de apreço ao deputado do PCP, Miguel Tiago, por todo o trabalho, esforço e tenacidade com se bateu por esta causa, não esquecendo o meu ilustre amigo Rodrigo Ribeiro, ex-deputado do PSD, que também se bateu por esta causa e foi o principal impulsionador da conhecida e já aprovada "Lei dos Rails". Bem-hajam meus colegas motociclistas!

Lisboa, 13 de Agosto de 2009”


A autoria deste texto é de Pierre de Sousa Lima ao qual agradeço a auorização do "copy paste".

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