12/10/09

Previsão do futuro (mais do que próximo) do Ciclismo.

...e sem pretender ser mais um “Velho do Restelo”.

Estou com alguma curiosidade em relação ao futuro próximo do nosso ciclismo em todos os escalões e vertentes.

Salvo melhor opinião o nosso Ciclismo depende essencialmente dos apoios autárquicos, quer para os organizadores de corridas quer para a manutenção de muitas equipas.

Em termos económicos temos o país em crise onde o desemprego e o desinvestimento aumentam de dia para dia. Em termos de imagem e por causa do Doping tem a modalidade uma imagem menos boa junto de potenciais patrocinadores o que tem levado a que alguns se afastem e a que outros nem se quer queiram ouvir falar na modalidade.

Também para ajudar negativamente á festa temos os dois últimos resultados eleitorais, onde a nível legislativo é previsível alguma instabilidade não se prevendo inclusivamente sequer se o governo socialista irá conseguir completar a legislatura, logo maior instabilidade no sector económico nacional e uma maior retracção nas empresas em investimentos publicitários.

Em termos autárquicos e são neste momento 22:00 do dia das eleições tudo indica que irá haver alterações de “cores politicas” em muitas autarquias que em muito têm ajudado o Ciclismo, restando pois saber se os novos elencos irão continuar a apoiar o Ciclismo onde entre outros podemos tomar como exemplo as autarquias de Tavira, Felgueiras, Amarante e Trofa.

Outro facto ainda e todos nós sabemos é que no ano seguinte ás eleições os autarcas se retraem nos ajudas que dão.

Na vertente estrada e no sector elite não se perspectivando o aparecimento de novas equipas e com os rumores que correm que algumas poderão desaparecer, ainda salvo melhor opinião parece-me haver neste momento alguma indefinição regulamentar por parte da U.V.P./F.P.C. pelo que também ainda nada se sabe em termos concretos em relação ao futuro próximo das Equipas Continentais assim como também das Equipas de Clube. Bem, deve estar para acontecer a tradicional Assembleia-geral onde ficam definidos os Regulamentos (“estratégias”) para a época seguinte.

Esperemos que em 2010 não se assista ao desmarcar de provas que se assistiu este ano e aparentemente sem qualquer penalização para os organizadores.

Tudo isto somado parece-me que o próximo ano irá ser um ano muito difícil para o Ciclismo. O tempo dirá se tenho ou não razão nesta minha análise muito, mas mesmo muito superficial e onde também muito mas mesmo muito sinceramente espero estar errado.

1 comentário:

Feliciano da Vasa Ferreira disse...

E sabe uma coisa Paulão, o filme ainda nem chegou a meio...

O ciclismo vai ser o bode expiatório (não é que tenha culpa...ou que já seja) desta "trapalhada" toda.