17/10/09

Sitio na Internet jornalciclismo.com

Este meu texto surge na sequencia de um texto colocado no sitio na Internet jornalciclismo.com e que pode ser consultado em http://jornalciclismo.com/?p=10216.

Curioso é que este texto surja após um também texto colocado umas horas antes no “Veloluso” (http://veloluso.blogspot.com/2009/10/ii-etapa-526.html). No mínimo, parece-me estranha esta coincidência que mais me parece uma resposta camuflada ao Madeira, mas quem sou eu para questionar o que quer que seja…

Podia muito bem ter colocado este meu texto “comentário” apesar de ser algo extenso na zona prevista no sitio em questão para eventuais comentários, mas ainda corria o risco de o ver moderado ou melhor, não publicado - como foi o caso de um comentário que coloquei em http://jornalciclismo.com/?p=9857 e que questionava quem era o médico de uma determinada equipa e determinados corredores em determinadas alturas.

Mas vamos ao que realmente interessa.

Em primeiro lugar os meus parabéns pelos números apresentados.
Globalmente estão de parabéns, peso embora em muitas coisas estar-mos em desacordo.

Salvo melhor opinião e tal como diz o provérbio “…em terra de cegos que tem olho é Rei” e dado o vazio existente este espaço cibernético acabou por rapidamente ser a referencia do Ciclismo de estrada em Portugal e onde com alguma facilidade se encontra a informação sobre as provas. Têm também que reconhecer que em certos aspectos têm a “vida muito facilitada” no que respeita há obtenção de informação, mas para quem está a consultar isso é secundário.

Lamento é a vossa aparente subserviência ao sistema instalado no Ciclismo português. Claro está que se em vez de um sitio na Internet fosse um jornal haveriam algumas leis que teriam de ser cumpridas e alguns direitos de resposta que deveriam ser publicados caso fossem solicitados, contudo a legislação que regula os conteúdos em sítios na Internet é diferente e de difícil execução assim como também não se sabe bem a quem recorrer se necessário.

Em relação ao numero de visitas anunciadas e sendo eu neste caso “um velho do Restelo” coloco algumas questões sobre a forma como é obtido, pois como todos devemos saber estes números podem muito facilmente ser “trabalhados”. Dou o meu exemplo, quando chego a casa no final de mais um dia de trabalho ligo o computador e vou visitar o sítio, depois desligo e vou jantar. Depois de jantar e deitar o meu filho volto ao computador e volto a entrar até para ler alguns dos comentários aos textos (nada como rir um pouco para ajudar a digestão) e volto a sair do sítio. Mais tarde volto o sitio para por exemplo consultar as ultimas do doping em Portugal e mais uma visita, ou seja, em pouco mais de três horas fiz três visitas ao sítio, contudo na pratica sou sempre o mesmo, como podem ver podem muito facilmente ser trabalhados os números, contudo nada estou a afirmar, estou tão-simplesmente a fazer um exercício mental com uma suposição dado que no texto não foi explicado a forma como chegaram ao valor apresentado, será que o valor está “dopado”?

Mas João e Zé, fiquem descansados que nada tenho contra vós e que muito globalmente o vosso trabalho no sítio é bom e recomenda-se e sempre que tenha alguma coisa relacionada com a modalidade na vertente desportiva continuar-vos-ei a dar conhecimento solicitando a publicação até porque os números apresentados são muito interessantes como retorno a patrocinadores.

O que eu lamento mesmo em relação ao vosso sítio é que na página de entrada tenham substituído a janela da Volta a Portugal pelo caso Liberty Seguros que pelo que sabemos até foi antes da Volta e mantêm lá outras janelas sem duvida também importantes, mas o acontecimento velocipédico em Portugal continua a ser a Volta a Portugal.
Actualizado em 20/10/2009 ás 07:30 (somente o próximo comentário).
Mas este sitio move-se por que leis? Lei de imprensa? Ou trata-se tão-somente de mais um sítio sobre Ciclismo na Internet?

Reitero que nada tenho contra o sítio e que globalmente felicito o vosso trabalho, contudo algo ainda insipiente (com s) e aparentemente eternamente incipiente (com c).

Sem comentários: