16/10/07

Caramulo / Dão XTTreme

A 2W irá estar presente no próximo fim de semana no XTTreme desta feita com uma mota cedida gentilmente pela JPM de Famalicão (http://jpmmotos.no.sapo.pt/) .

O Conceito

Este passeio insere-se no novo conceito XTTreme, que terá como objectivo divulgar e promover aos participantes o contacto com a natureza no estado mais puro, apesar de se tratar de um evento motorizado, terá sempre em linha de conta o respeito pela Natureza e seus habitantes, seguindo sempre por trilhos já marcados e nunca deixando marcas que prejudiquem a fauna e flora.

Data e Duração

O Caramulo / Dão XTTreme irá decorrer no dia 20 de Outubro de 2007, com a duração de 1 dia, no entanto para quem quiser pernoitar na região de Santa Comba Dão, existirá mais uma etapa em off-road até Penacova, no dia seguinte (21 de Outubro).O 1º Ponto de Encontro é na A.S. Vouzela na A25 (Sentido Aveiro-Viseu) (N40 41.278 W8 13.854), com saida em ponto às 09:30.o 2º Ponto de Encontro é na saida n. 13 da A25 - São Pedro do Sul/Vouzela(N40 41.345 W8 08.540) com saida em ponto às 10:00.
Zona da Água para o Vinho!
Tendo sempre em linha de conta o conceito, o primeiro local escolhido foi a Serra do Caramulo e o Vale do Dão. Dos vários motivos que poderia referir destaco essencialmente os seguintes:
Serra do CaramuloEsta fronteira natural entre o Litoral e o Interior, estende-se em paralelo ao mar por cerca de 25kms, criando condições únicas de microclima que abriga o Vale do Dão, permitindo em dias de boa visibilidade avistar o mar, do seu ponto mais alto, o Caramulinho (1071m) a OESTE, assim como a Serra da Estrela a ESTE.A sua estrutura é muito complexa em bandas alternadamente graníticas e xistosas, o que explica a existência de picos, cumes arredondados, arestas vivas e planaltos, entre outros acidentes, provocados por uma erosão diferencial. As caracteristicas graniticas permitem a este local fontes com águas de elevada pureza. Aqui nasce o Rio Águeda, importante afluente do Rio Vouga.De uma importância fundamental em termos ecológicos, embora infelizmente não se encontra legalmente protegida, as caracteristicas geológicas desta Serra tornam na única no país.
Vale do DãoO vale do Rio Dão, com nascente Aguiar da Beira a 750m de altitude, tem de comprimento 92kms encontrando o Mondego junto a Santa Comba Dão, é já nesta parte final que se destacam as suas vinhas, ex-libris da região e dos degustadores de vinho. Trata-se de um vale abrigado e cravado entre a Serra do Caramulo, Buçaco e Estrela, permitindo que a exposição das vinhas, a altitude, as características geológicas do solo, o clima e as castas sejam factores determinantes na qualidade dos vinhos. Mas as suas águas também são famosas, com a existência de águas termais com propriedades terapêuticas reconhecidas, contanto com 6 termas em todo o vale.
Fauna e Flora
Destoando, infelizmente, da maior parte do país, durante o percurso escolhido ainda será possivel avistar daquilo que foi em tempos a floresta portuguesa, seguiremos entre soutos de castanheiros e pequenas florestas de carvalhos. O Caramulo abriga ainda a segunda maior mancha de pinheiros nórdicos do país. No alto a paisagem é mais agreste, devido ao frio do inverno, com várias quedas de neve, sendo a vegetação rasteira de cor dourada no verão, contrastando com o verde das giestas.O vale mais fértil, a vegetação é abundante com várias especies ribeirinhas como o amieiro e salgueiro.Toda esta vegetação dá abrigo e alimento a várias aves, repteis e mamiferos, durante os reconhecimentos foram avistados vários coelhos, perdizes, esquilos, aves de rapina, corvos, pica-paus. Demonstrando que este habitat ainda é saudável!Assim pretendemos que continue por muitos anos!
Percurso
Com um nível de dificuldade reduzido, iremos circular predominantemente em caminhos florestais ou agricolas, recorrendo apenas a alcatrão em algumas ligações. Existirá uma travessia a vau do Rio Dinha. Percorremos ainda uma parte do caminho de ferro, entretanto desactivado. Todo o percurso será no distrito de Viseu. Com ínicio marcado para o concelho de Vouzela e termino, após cerca de 150kms em Santa Comba Dão.

Método de Circulação

Ao invés do habitual não será fornecido um Road-Book, será fornecido a quem solicitar o trajecto de todo o percurso para GPS, este apenas para orientação, pois o método de circulação será o usual nos passeios off-road dos Nomads, Método de Rotação ao Penúltimo. Nesta forma muito simples de navegar, os participantes seguirão sempre entre duas pessoas, o Guia e o Último, ambos conhecedores do percurso. Durante o percurso o Guia dará indicações ao participante que segue imediatamente atrás, devendo este ficar no local a indicar o caminho aos restantes, até que se aproxime o Último, seguindo à frente deste. Assim estas pequenas paragens individuais, permitirá trocas de posições dos participantes, sem a existência de ultrapassagensalém de que permitira tirar fotografias, fazer necessidades, etc. bastando apenas 2 pessoas para controlar um grande número de participantes, sem que se percam.

Logística

Alimentação

O almoço no dia 20 será ambulante, permitindo almocar onde mais nos convier, continuando a disfrutar do contacto com a natureza. Desta forma os participantes terão de levar ou sandes, ou comida enlatada a seu belo gosto. O belo do chouriço assado também poderá aparecer. o Jantar na noite de Sábado decorrerá num restaurante em Penacova.

Alojamento

Para quem pretender deslocar-se ainda no dia 19, poderei recomendar os seguintes alojamentos:

- Parque Campismo de Vouzela (~15kms partida)

Estando apenas previsto 1 dia de percurso "oficial", a etapa no dia 21 é opcional, sendo que para quem pretenda ficar na região a descansar poderá ficar nos seguintes locais:


Entretanto o alojamento oficial será acampamento no Parque de Campismo Municipal ou no Parque de Campismo da Federação de Campismo, ambos em Penacova. Desta forma recomenda-se a quem pernoitar levar material de campismo.

Sem comentários: