15/10/07

Moto Rali Moto Clube de Moura

Decorreu a 1ª edição do Moto Rali Moto Clube de Moura nos dias 06 e 07 de Outubro, sendo considerado por alguns dos presentes um dos melhores moto ralis de 2007.
A 2W esteve presente nesta prova de vertente turística onde a classificação é o menos importante.

O Moto Rali começou no sábado logo pelas 9:30 da manhã. Todo o percurso da Moto Rali Moto Clube de Moura foi pelo Concelho de Moura, diga-se de passagem muito bonito e com a mais valia de estar junto à Barragem do Alqueva que permite interessantes passeios, quer nas zonas circundantes assim como de barco na albufeira sendo considerado a maior lago artificial da Europa.

Os percursos escolhidos pela organização na minha opinião foram muito bons, fizemos estradões em terra, atravessaram-se dois rios a vau, degustamos a excelente gastronomia alentejana, fez-se também uma simulação de pega de um touro, tivemos de fazer chouriços típicos de Moura, alguns jogos tradicionais como a malha, etc., etc., etc.

No domingo de manhã a organização do Moto Rali Moto Clube de Moura tinha preparado para nós um excelente peddy paper onde nos foi proporcionado conhecer a bonita cidade de Moura ao pormenor, assim como alguns dos seus monumentos e história sendo de referir a visita ao Museu do Azeite e Castelo de Moura (este a necessitar de algumas obras de beneficiação).

Não se pode falar de Moura e não referir a Lenda da Moura Salúquia, trata-se pois de uma lenda, que nos remete para a época conturbada da reconquista cristã, numa altura em que Salúquia era alcaidessa de Moura, filha de Abu-Assan. Salúquia estava prometida a Brafma, príncipe da vizinha Cidade de Aroche. Chegada a véspera do dia do casamento, Salúquia aguardava ansiosa a chegada do noivo e da sua comitiva, mirando a paisagem em redor do alto de uma das torres do seu castelo.
Entretanto, com igual ansiedade Brafma pôs-se a caminho de Moura acompanhado por uma pequena escolta, desconhecendo os planos dos cristãos que ao saber do casamento logo pensaram em interceptar Brafma. D. Álvaro Rodrigues e D. Pedro Rodrigues encabeçavam o grupo de cristãos que organizaram uma emboscada aos muçulmanos. Depois de travada a batalha e de todos estes estarem mortos, os cristãos vestiram-se com os seus trajes e dirigiram-se a Moura.
Salúquia, ao vê-los, julgou tratar-se do noivo e restantes muçulmanos e baixou a ponte levadiça que dava acesso ao castelo, dando início a uma chacina que só terminou com a dominação cristã. Salúquia, ao aperceber-se do famigerado destino, tomou as chaves do castelo e precipitou-se da torre que ainda guarda o seu nome. A partir de então, diz a Lenda que a esta Cidade (então Maura) passou a chamar-se Moura em homenagem á corajosa muçulmana, e que os reconquistadores Rodrigues tomaram este apelido também.

Depois da manhã cultural proporcionada pelos organizadores do Moto Rali Moto Clube de Moura fizemos uma ligação de cerca de 12km onde mais uma vez passamos por uns estradões de terra no mínimo espectaculares para o restaurante onde foi servido o almoço final assim como a distribuição de lembranças. Claro está que houve uma classificação, mas isso é o menos importante neste género de eventos.

Deixo aqui algumas fotos…










2 comentários:

JFAlves disse...

Olá Paulão,
Gostei particularmente de te ver a encher "chóriços" ;-)
Andas a fazer umas "coisas" engraçadas.
Parabéns. Gostava de ter essa mesma disponibilidade...
Deixaste de andar com o Frontera no monte?

Paulo Sousa disse...

Quanto há disponibilidade quando queremos arranjamos sempre tempo...

Quanto ao Frontera está a chegar a época dele, ou seja, o inverno.