04/12/07

Aventura 2W

Aventura 2W
Maluca, mas mesmo maluca…

É uma ideia que já tenho na cabeça há alguns anos, ou seja, sair de um determinado ponto do país e regressar a esse mesmo ponto passando pelos quatro cantos de Portugal (Sagres - cabo de S. Vicente, Vila Real de Santo António, Bragança e Valença), estilo Volta a Portugal mas sem ser em bicicleta.

O objectivo desta aventura será fazer a ligação dos quatro cantos de Portugal no mais curto espaço de tempo possível, não sendo contudo uma corrida. Esta aventura será “non stop”, ou seja, as únicas paragens previstas serão as estritamente necessárias para reabastecimentos da mota, enquanto que o (s) reabastecimento (s) do (s) motociclista (s) e eventual (is) “pendura (s) ” será feito em andamento, perdendo-se assim menos tempo.

Claro está que a distancia poderá variar consoante o percurso escolhido mas com a rede viária actual será sempre uma aventura para ter mais de 1.800 km e uma duração que estimo na ordem das 18h/20h (convém não esquecer que os limites de velocidade deverão ser respeitados).
Outro dos objectivos desta aventura será a de não se repetir estradas, ou seja, a estrada que nos leva para sul não poderá ser a que nos trás para o norte.

O percurso será mais ou menos assim, Porto – Santarém – Odemira – Sagres – Vila Real de Santo António – Mértola – Beja – Estremoz – Alter do Chão – Castelo Branco – Guarda – Vila Nova de Foz Côa – Macedo de Cavaleiros – Bragança – Rio de Onor – Puebla de Sanabria – Verin – Ourense – Valença – Ponte de Lima – Viana do Castelo – Porto.

Maiores obstáculos para a realização desta aventura 2w:


- O seu custo, pois com o preço actual dos combustíveis e tendo como estimativa para portagens 75,00€ é uma aventura para se gastar sempre na ordem dos 500,00€ (inclui diversos gastos associados á utilização da mota que como sabemos não é só combustível, obviamente que o custos com o seguro e desvalorização não estão incluídos).
- A pouca autonomia (em termos de combustível) das motas.

Porquê Aventura e não viagem?

Como será uma viagem estilo “papa quilómetros” em que o único prazer será mesmo o de andar de mota, aliás, com os objectivos atrás mencionados não haverá tempo para visitas culturais ás localidades por onde se irá passar (por exemplo só para Évora seria sempre necessário no mínimo um dia inteiro) assim como também não irão haver paragens gastronómicas.

Outro dos motivos de lhe chamar aventura será o cansaço, cansaço esse que se irá começar a sentir em principio após a passagem por Vila Real de Santo António, logo associado a esse cansaço virá também a falta de paciência, etc., etc., etc., e este (cansaço), penso que será mesmo o obstáculo mais difícil de se ultrapassar.
Obviamente que antes de se iniciar uma aventura destas a condição física/psicológica deverá ser boa pois todo o trajecto será feito numa única etapa, assim como não será também para motociclistas inexperientes.

Enfim…


Muitos chamar-me-ão de doido, inconsciente, megalómano, etc., etc., etc., mas a esses eu pergunto, não se pode sonhar?

Muitos também se irão rir de mim, mas esses pouco me importa, pois quem verdadeiramente me conhece, sabe como sou e jamais me apelidará com adjectivos desses.

Se muitos sonham em fazer o Dakar, se outros sonham com viagens a Marrocos, outros ainda com voltas ao mundo, com viagens por essa Europa fora e porque não esta e nestes moldes?


Termino este meu pequeno texto dizendo uma vez mais que isto não se trata de um passeio mototuristico mas sim de uma Aventura em que o único objectivo é fazer quilómetros de mota tirando o máximo gozo do prazer que a condução pura poderá trazer.


A mota escolhida para a aventura 2w

Porto - inicio da aventura 2w
Sagres (cabo de S. Vicente) -1º objectivo aventura 2w
Vila Real de Santo António - 2º objectivo aventura 2w
Bragança - 3ºobjectivo aventura 2w
Rio de Onor - 4º objectivo aventura 2W
Valença - 5º objectivo aventura 2W
Porto - objectivo final da aventura 2w

Sem comentários: