14/09/12

“Prémio Onda- Boavista”


Vai hoje para a estrada o “Prémio Onda- Boavista”, prova que supostamente faz parte do Caderno de Encargos da PAD junto da U.V.P./F.P.C. pela direito de organizar a Volta a Portugal, mas…
…mas vamos ao que interessa.

Em primeiro lugar dar os parabéns ao Boavista Ciclismo Clube pela organização desta prova.
Lamento que para haver esta prova (“Prémio Onda- Boavista”) o tradicional circuito de Gondomar (ou Volta a Gondomar) tenha deixado de acontecer, pois muito pessoalmente entendo que este circuito tinha sempre alguns milhares de pessoas a assistir à prova e assim ser mais um excelente meio de divulgar o Ciclismo, quem sabe se não era mesmo o único meio de divulgação na zona do Grande Porto.

Esta que será a ultima prova do ano em Portugal para profissionais e sub 23, ou melhor, para equipas Continentais e Equipas de Clube é o espelho do que aconteceu este ano, ou seja, muitos poucos corredores na estrada fruto de muitas situações, sendo que em primeiro lugar aponto o dedo à direcção da U.V.P./F.P.C. enquanto entidade reguladora da modalidade Ciclismo em Portugal.
Não vou aqui entrar em pormenores da época, somente um pequeno grande pormenor, com tão poucos corredores inscritos, com uma diferença de andamento grande estre os profissionais e a esmagadora maioria dos sub 23 e que muito provavelmente irá dar um pequeno pelotão na chegada, como pode um organizador justificar aos seus patrocinadores o investimento efectuado para a realização de uma corrida de Ciclismo?

De notar a ausência da equipa CC José Maria Nicolau.
Bem sei que muito provavelmente esta prova deve contar com ajuda financeira da PAD, mas e o resto?

As etapas e horários deste “Prémio Onda- Boavista” segundo o sitio na Internet Jornalciclismo.com:
“A prova inicia-se na sexta feita, dia 14 Setembro, pelas 14.00 horas, com partida e chegada à Póvoa de Lanhoso. A prova terá partida e chegada no Castelo de Lanhoso, terminando numa contagem do PM de 3ª categoria. Disputada numa distância de 120 kms, num percurso sem grandes dificuldades, com outra contagem do PM no Salto, concelho de Montalegre. A chegada está prevista para as 16.45 horas.

No sábado, dia 15 Setembro, também pelas 14.00 horas, a prova partirá do Pavilhão Multiusos de Gondomar, para um percurso com muitos sobes e desces, num autêntico quebra pernas para o pelotão. De Gondomar, o pelotão seguirá pela marginal, barragem de Crestuma, Canedo, passará na Lomba, depois Castelo de Paiva, onde após um descida algo sinuosa passará em Entre-Os-Rios seguindo para Recarei, Salto voltando à marginal para terminar em Jovim, numa contagem do PM de 3ª categoria., onde chegará pelas 16.45 horas.

No domingo, na Avenida da Conduta, a prova termina com um C/RI de 4 kms que se inicia pelas 10.00 terminando por volta das 11.1s.”

Regulamento particular e percursos em:


…e mais não digo porque também não sei.

Sem comentários: