29/09/12

2012 - Eleições para U.V.P./F.P.C.

As eleições para a U.V.P./F.P.C. serão no próximo dia 13 de Outubro tendo, a exemplo dos últimos anos, havido uma única lista a se candidatar e neste caso será o Delmino Pereira a suceder ao Sr. Artur Lopes nos comandos da U.V.P./F.P.C.

 
Muito pessoalmente, mas mesmo muito pessoalmente, sempre pensei que fossem aparecer outros candidatos sendo um desses o Prof. José Santos, que não deixa de ser o eterno candidato a candidato, mas isso... sim, isso é outro questão...

A minha opinião não necessito de cá a colocar pois é pública há já muito, mas mesmo muito tempo.
Delmino, muito trabalho te espera e todos sabemos que não és pessoa de baixar os braços nas adversidades e que respeitas a equidade (ou não fosses tu Transmontano), assim como estás sempre aberto ao diálogo, eu que o diga.

Muito pessoalmente penso que irás assumir os comandos do Ciclismo nacional na altura mais conturbada dos últimos 30 anos, quer por questões internas da modalidade, quer por questões económicas externas decorrentes do contexto económico nacional e internacional.
As associações regionais de Ciclismo são também um dos pilares da modalidade e que não deves nem podes esquecer pois é lá que tem de ser efectuado o trabalho base na modalidade e sem menosprezo para as demais realço o trabalho global realizado pelas associações regionais do Porto e do Minho. Há que apoiar mais o A.C.M. na sua luta pelos custos do policiamento no Ciclismo.

Desejo-te o maior êxito possível para o projecto, do qual já fazes parte de forma directa há 8 anos e que agora irás liderar.
Uma coisa é certa, não foi “pelos teus lindos olhos” que chegas-te a onde chegas-te na dirigismo da modalidade, bem antes pelo contrario, ou seja pelo teu trabalho onde sei que colocas-te a tua vida pessoal para segundo plano.

Transcrevo o texto de apresentação de candidatura publicado na página pessoal do Delmino Pereira no Facebook em Sexta-feira, 28 de Setembro de 2012 às 17:41.
Renovar para Crescer - Razões de uma Candidatura

Apresentei hoje a minha candidatura a Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo.
A minha candidatura a Presidente da União Velocipédica Portuguesa – Federação Portuguesa de Ciclismo (UVP-FPC) é um passo natural, tendo em conta o meu percurso na modalidade e os vários cargos desempenhados nos últimos tempos.

Considero que nunca atingiremos o sucesso e a excelência se os nossos atletas não se sentirem felizes na modalidade. Politicas direcionadas para o atleta deverão ser o objetivo e a preocupação central de todos os agentes da modalidade. Sei o que dizem os olhos de uma criança em cima de uma bicicleta, de um jovem que sonha ser ciclista, de uma menina que queria ter mais meninas a correr com ela, de um ciclista que queria participar na Volta a Portugal, de um corredor que sonha ser Campeão Nacional ou representar a Seleção, de um master que também deseja ter o seu momento de glória, de um atleta com deficiência que quer demostrar a sua coragem, dos atletas de todas as vertentes que querem demonstrar o seu talento, do ciclista aventureiro que subiu a Senhora da Graça, do cicloturista ou betetistas, pelo seu verdadeiro prazer de andar de bicicleta.
A experiência como corredor profissional e diretor da Federação Portuguesa de Ciclismo permite-me ter uma visão global da modalidade e uma correta interpretação das várias vertentes do ciclismo. Posso dizer que conheço bem a realidade do ciclismo Português.

Participei em congressos e eventos promovidas pela UCI e pela UEC, assim como em reuniões com as instituições governamentais e outras entidades responsáveis pelo desenvolvimento do desporto e do ciclismo em Portugal, proporcionaram-me um conhecimento que considero essencial na definição de políticas assertivas no futuro da modalidade. Estou seguro de como e com quem poderemos contar para desenvolver uma política desportiva de crescimento do ciclismo Português, que se pode resumir em 5 grandes orientações.
1- Massificação da prática do ciclismo de lazer e utilização generalizada da bicicleta- Nesta família incluímos também os eventos abertos de superação desportiva e o ciclismo master. Será esta a primeira pedra de uma base que se pretende cada vez mais alargada.

2- Ciclismo de iniciação - será a segunda pedra da estrutura desportiva do ciclismo, toda a nossa comunidade terá de perceber que o futuro começa nesta classe, o ciclismo nas escolas e as escolas de ciclismo terão de crescer em todo o país.
3- Ciclismo de competição - será uma consequência do bom trabalho desenvolvido nas escolas, aqui a estrutura federada não pode falhar, terá de aumentar progressivamente o rigor do trabalho a efetuar junto dos atletas, técnicos, clubes e organizadores.

4- Alto rendimento e seleções – maior abrangência na deteção e acompanhamento de talentos, clara definição de uma estratégia de alto rendimento orientada para a excelência desportiva. Dotar a FPC de recursos humanos e físicos capazes de corresponder as exigências do alto rendimento.
5- Ciclismo Profissional - é importante defender os profissionais de ciclismo. A FPC estará disponível para junto da comunidade profissional (atletas, clubes, organizadores, patrocinadores, imprensa) encontrar soluções que permitam defender o ciclismo profissional, condição fundamental para manter o nível exigido a uma profissão cada vez mais difícil.

Considero que a construção e desenvolvimento da modalidade assenta na grande capacidade de trabalho e criatividade de uma comunidade velocipédica que é na sua grande maioria voluntária; disposta a construir e fazer ciclismo em troca de nada, apenas pela profunda paixão e prazer que têm em construir algo pela modalidade. Acredito que só através da cooperação entre a comunidade velocipédica e os profissionais de ciclismo poderemos defender, renovar e fazer crescer a modalidade em Portugal. Defendo um ciclismo moderno assente nos mais nobres valores desportivos, fair play e verdade desportiva, tolerância zero face ao doping.
Avanço com esta candidatura porque acredito no ciclismo. Tenho consciência da responsabilidade que vou assumir, numa modalidade centenária, profundamente enraizada no povo Português, com uma grande influência na história do desporto em Portugal, com grandes campeões e dirigentes que tenho a obrigação de honrar.

Somos hoje uma modalidade em crescimento, que teve a capacidade de criar novas vertentes e novas formas de prática desportiva, uma modalidade que se abriu à sociedade e que por isso e pela força da bicicleta e dos valores a ela associados atraiu uma nova geração de praticantes. Um dos grandes desafios desta candidatura será estabelecer a harmonia entre as várias gerações de praticantes e as várias vertentes da modalidade, levando-os a pensar que o ciclismo somos todos nós.
Campeã, 28 de Setembro de 2012

Delmino Pereira
Por consulta no sítio na Internet da U.V.P./F.P.C. são estes os órgãos sociais candidatos:

“Candidaturas

Presidente da UVP-FPC
Delmino Albano Magalhães Pereira

Mesa da Assembleia Geral
Presidente: Artur Manuel Moreira Lopes
Vice-Presidente: Rogério Manuel Mateus Pires
Secretário: José dos Santos Martins
Suplentes: José Martins Nicolau, José Fernandes Santos

Conselho Fiscal
Presidente: Luís Filipe da Silva Quinaz
Vogais: Manuel José de Almeida Oliveira e Vítor José de Sousa Cabrita
Suplentes: António Joaquim Andrade Gonçalves e Manuel Albertino Machado de Almeida

Conselho de Disciplina
Presidente: José Maria Cabral Arrais de Melo e Castro
Vogais: Hugo Filipe da Silva Henriques Dias e André Gaspar Martins
Suplentes: Ana Salomé Araújo dos Santos e Manuel Jaime Teixeira Balsa

Conselho de Justiça
Presidente: Joaquim Coutinho Ribeiro
Vogais: Paulo Jorge Osório Mendes e Ângela Ivone Rodriges Oliveira
Suplente: David Rocha Ribeiro e Rui Miguel Meira Barreira

Conselho de Arbitragem
Presidente: Francisco Manuel Costa Fernandes
Vogais: Vasco Gonçalves Oliveira Santos, Rui do Carmo Carvalho, João dos Santos Lourenço e Francisco Orlando Costa Marinho
Suplentes: Mário Augusto Pereira Martinho e Luís Miguel Lopes Ramos”
 
Para terminar, daqui a dois anos cá estaremos para te “julgar” e como diz o ditado popular “O futuro a Deus pertence.”.

 

Fotografia retirado do mural do Facebook de Delmino Pereira.

Sem comentários: