14/09/08

...e foi assim (Passeio ao Douro...).

Tal como tinha escrito em 12/09/2008 este não era um passeio organizado formalmente mas sim um simples e puro passeio sem qualquer tipo de formalismos e obrigações e horários.

O único horário previsto era o da saída do Porto ás 10:00H. Quem estava, estava quem não estava é porque não estava (lógica da batata ioioio).

Fomos quatro que saímos do Porto nas calmas com destino ao Alto de Espinho (Serra do Marão) onde se fez a primeira paragem para apreciar a paisagem, onde de um lado tínhamos o Marão e do outro o Alvão.

Após esta paragem lá fomos nós descendo até á Régua (via Fontes) e parando sempre que a paisagem assim o exigia.

Na barragem de Bagaúste estava mais um amigo a nosso espera, pois sendo ele de Tabuaço preferiu ali esperar e fazer-nos companhia e partilhando connosco o seu conhecimento da zona.

Deixamos Bagaúste para trás e fomos até ao miradouro de S. Leonardo da Galafura via Covelinhas onde continuamos sempre entre vinhedos e com o Douro a brindar-nos com a sua magnífica paisagem.

No S. Leonardo e por coincidência juntou-se a nós um amigo mais que andava de carro com a família a fazer o mesmo roteiro e como era já hora do almoço lá fomos nós á “Repentina” comer um delicioso cabritinho que muitos dizem ser o melhor do país, mas mesmo que o não seja é sem dúvida nenhuma muito bom.

Tal como escrevi no início este passeio não tinha qualquer tipo de formalismo e horários pelo que quando acabamos de almoçar era já algo tarde pelo que se optou por ir directos a Sabrosa para aí se retomar o serpentear pelos vinhedos que estavam magníficos e ainda carregadinhos de uvas (ou não estivéssemos a uma semana do inicio das vindimas).

Em Sabrosa juntou-se um outro amigo, também ele de Tabuaço e se há saída do Porto éramos quatro neste momento éramos já dez onde se incluíam duas crianças e assim continuamos até S. João da Pesqueira onde nos separamos por questões de horários e ser já noite.

Retomemos então o passeio em Sabrosa.

Fomos directos a Favaios e Alijó onde começamos a descer em direção á Foz do Rio Tua. Aqui as vinhas já não existem, mas em contrapartida fomos brindados com a magnífica paisagem do Vale do Tua onde podemos apreciar a magnitude da linha de comboio do Tua.

Ora como o calor apertava e o espelho de água convidava a uma paragem para refrescarmos a garganta lá paramos nós para se tomar um refresco junto ao rio Douro na estação da CP do Tua. De lá seguimos em direcção a S. João da Pesqueira onde pelo caminho fizemos ainda duas paragens, uma na Fraga das Ferr. Da Fonte de Seixas e a segunda um pouco mais á frente no miradouro de S. Salvador do Mundo de onde se pode apreciar um magnifico por do sol.

Já com a noite as paisagens não se conseguiam ver e a convite dos amigos de Tabuaço lá fomos nós degustar um bacalhauzinho (que sacrifício).

E pronto, cá fica um pequeno e muito resumido relato do passeio, pois por muito que escreva nunca conseguirei para aqui transpor o excelente convívio que todos partilhamos ao longo do dia.



...umas fotos só para ir abrindo um pouco mais o apetite.



Ainda tenho o sabor do Cabrito e do Bacalhau (almoço e jantar) na boca.


O próximo provavelmente vai passar nos seguintes locais:
.
*Cabeceiras de Basto
*Barragem de Vilarinho das Furnas
*Montalegre
*Vila Verde...
.
ou quem sabe
.
Parque do Montesinho para um magusto e degustar a delidiosa posta devidamente acompanhado por outras iguarias (já em marcha).
.
.
.

Sem comentários: