12/09/08

Passeio ao Douro e Vindimas…

Quando coloquei esta sugestão não estava a pensar em nada particularmente, mas com a alteração da data do W.T.C. fiquei com este fim-de-semana livre, assim sendo no sábado (13/09) vou fazer parcialmente este itinerário pelo que se alguém me quiser fazer companhia será muito bem-vindo.
.
Mas vou sem compromissos de horas e/ou locais, será mesmo um passeio para descontrair e sem qualquer tipo de preocupações.
.
O passeio que estou a pensar fazer será mais ou menos este:
Pousada de S. Gonçalo na Serra do Marão (N41 16.538 W7 55.907).
Seguimos pela N15 em direcção Vila Real. Sensivelmente percorridos a 8,00Km á saída
da aldeia da Boavista viramos á direita passando sob o IP4 entrando a N1240, estrada pela qual seguimos até Fontes e de lá até á Régua via Stª Marta de Penaguião. Na Régua atravessamos o Rio Douro para a margem sul. Mal se atravesse a ponte viramos duas vezes á direita seguindo pela N222 até á Barragem de Bagaúste onde passaremos novamente para a margem direita do Douro. Mal passemos a barragem viramos á direita onde vamos pela N313-1 até Covelinhas.Após Covelinhas começamos a subir para a Galafura onde sugiro que se faça uma visita ao Miradouro de São Leonardo (566 metros de altura). Do Miradouro de São Leonardo de saímos pala N313-1 até Gouvinhas. Em Gouvinhas viramos à direita e continuamos a descer até Ferrão onde apanhamos a N1268 até á entrada de Donelo onde vamos continuar pela N1268-1 até Covas do Douro. Já em Covas do Douro seguimos por uma estrada municipal que vai ligar a Gouvães do Douro onde iremos seguir pela N589 que vai dar á N323. Chegados à N323 viramos á esquerda e subiremos até Sabrosa onde sugiro uma pequena paragem para os reabastecimentos necessários… Atravessamos Sabrosa e logo á saída viramos á direita pela N1337 (precaução descida acentuada) onde no final da descida seguimos pelo caminho mais à direita (N1286) começando a subir (não seguir para Cheires) onde à entrada de Favaios vamos retomar a N322. Após a Adega Cooperativa de Favaios nos semáforos viramos à esquerda em direcção a Alijó. À entrada de Alijó na rotunda junto á Pousada viramos á direita e seguimos pela N212 até á Foz do Rio Tua mas passando antes por S. Mamede de Ribatua (durante toda esta descida pode-se contemplar o Rio Tua e a sua magnifica paisagem). Após passagem pelo Rio Tua seguiremos pela N108, N634 até Castanheiro do Norte, seguindo pela N214, apanhando depois a N314-1, N633 até a Carrapatosa, descemos até á Barragem da Carrapatosa de onde seguiremos até S. João da Pesqueira. De S. João da Pesqueira segue-se directo ao Peso da Régua.
.
Os únicos horários previstos e para saída são:
Área de serviço de Águas Santas na A4: 10:00h
Pousada do Marão: 10:45h
.
A partir daqui não há mais horários, ou seja, vamos indo e vamos vendo contudo estou a prever almoçar na zona de Sabrosa por volta das 13:00.
.
.

Sem comentários: