04/09/08

Passeio ao Douro (se possivel nas vindimas...).

Bem sei que este Blog é algo generalista e que a esmagadora maioria dos visitantes são adeptos da modalidade Ciclismo, e/ou do Mototurismo e outros ainda do Todo o Terreno quer seja ele de mota ou jipe pelo que pelo que a sugestão de um passeio por estrada a pensar no convívio com a família e nos amigos (que tantas vezes nos esquecemos no dia a dia) não nos pareça despropositada, antes pelo contrario…

Aproxima-se pois mais uma época de vindimas em que porventura estaremos na altura do ano mais bonita para se visitar a região duriense, ou melhor, a região do Douro Vinhateiro.

Dentro dos possíveis vou tentar que a minha sugestão de passeio fuja dos pontos mais comuns e por todos conhecidos.

Tomemos como ponto de início do passeio a Pousada de S. Gonçalo na Serra do Marão (N41 16.538 W7 55.907).

Sigam então pela N15 em direcção Vila Real. Sensivelmente percorridos 8,00Km, á saída da aldeia da Boavista, viram á direita passando sob o IP4 e entrando na N1240, estrada pela qual seguirão até Fontes e de lá até á Régua via Stª Marta de Penaguião.

Na Régua, ou melhor, Peso da Régua pois é esse o nome correcto da cidade, atravessam o Rio Douro para a margem sul. Mal atravessem a ponte viram de imediato duas vezes á direita seguindo pela N222 até á Barragem de Bagaúste onde atravessam de novo o Rio Douro para a margem direita. Mal passem a barragem viram á direita (tem uma placa de transito proibido mas não tem mal) onde vão pela N313-1 até Covelinhas (sugerimos precaução pois a estrada é algo estreita e a paisagem deslumbrante pode fazer com que se desconcentrem na condução). Após Covelinhas começam a subir para a Galafura onde sugerimos que façam uma visita ao Miradouro de São Leonardo (566 metros de altura). Este miradouro oferece um dos mais extraordinários panoramas sobre o Rio Douro e os socalcos do Vinho do Porto. Dos montes imponentes e das encostas com as famosas vinhas dispostas em socalcos que parecem querer represar o rio, vedando-lhe o caminho para o mar. O poeta Miguel Torga costumava dizer que São Leonardo era como um barco de quilha para o ar, que a natureza voltara a meio do vale.

Mas voltemos ao passeio…

Deixam ficar o Miradouro de São Leonardo e regressão à aldeia da Galafura de onde saem pala N313-1 até Gouvinhas. Em Gouvinhas viram à direita e continuam a descer até Ferrão onde apanham a N1268 até á entrada de Donelo onde vão continuar pela N1268-1 até Covas do Douro. Já em Covas do Douro seguem por uma estrada municipal que vai ligar a Gouvães do Douro e onde irão seguir pela N589 que vai dar á N323. Chegados à N323 viram á esquerda e sobem até Sabrosa onde sugerimos uma pequena paragem para os reabastecimentos necessários…

Após a eventual paragem em Sabrosa, atravessam Sabrosa e logo á saída viram á direita pela N1337 (precaução descida acentuada) onde no final da descida seguem pelo caminho mais à direita (N1286) (não seguir para Cheires) começando então a subir em direcção a Favaios onde à entrada vão retomar a N322.

Em Favaios sugiro três percursos:

Comecemos pelo mais pequeno então.
Após a Adega Cooperativa de Favaios nos semáforos viram á direita e começam a descer até ao Pinhão de onde se seguirão directos a Peso da Régua.

O segundo, embora um pouco mais extenso mas que se pode fazer num único dia…;
Após a Adega Cooperativa de Favaios nos semáforos viram à esquerda em direcção a Alijó. À entrada de Alijó na rotunda junto á Pousada viram á direita e seguem pela N212 até á Foz do Rio Tua mas passando antes por S. Mamede de Ribatua (durante toda esta descida pode-se contemplar o Rio Tua e a sua magnifica paisagem). Após passagem pelo Rio Tua seguem pela N108, N634 até Castanheiro do Norte, seguindo pela N214, apanhando depois a N314-1, N633 até a Carrapatosa, descendo até á Barragem da Carrapatosa de onde seguem até S. João da Pesqueira.
De S. João da Pesqueira seguem directo ao Peso da Régua.

O mais extenso e idealizado para dois dias será então assim;
Igual ao anterior até á Foz do Rio Tua. Após passagem pelo Rio Tua seguem pela N108, N634 até Castanheiro do Norte, onde seguirão pela N314-1 até Brunheda. Lá continuarão pela N314 até Vila Flor. Logo á saída viram á esquerda e entram na N608 até Sampaio onde vão apanhar o IP2, pelo qual seguirão até um pouco depois de Vila Nova de Foz Côa (nesta ligação sugiro um pequeno desvio a Torre de Moncorvo onde podem assistir á desfolhada da amêndoa).
Sensivelmente 20 KM após Vila Nova de Foz Côa vai aparecer do lado direito Marialva onde sugirimos uma breve visita ao centro da aldeia. Após Marialva seguem sempre pela N324 até Touca passando antes por Meda. Já Touca viram á esquerda apanhando a N222 por onde vão directos ao Peso da Régua passando contudo entretanto por S. João da Pesqueira.

Estas três sugestões têm como ponto comum de final de passeio a Cidade do Peso da Régua.

As paragens para deslumbrar as magnificas paisagens, para eventual descanso, etc., etc., etc., serão ao gosto de cada um e ao seu ritmo.

São muitos também os monumentos que se podem visitar, mas…isso fica ao critério de cada um.

Resta-me pois desejar a quem aceitar uma destas minhas sugestões um óptimo passeio e que o mesmo seja do vosso total agrado.

Sem comentários: